Sede da Gávea

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Gavea holanda.jpg

Conteúdo

Introdução

A Sede da Gávea, é a principal sede do Clube de Regatas do Flamengo, onde a maioria dos atletas do clube treinam. No dia 14 de novembro de 1931, pelo decreto municipal 3.686, o Flamengo ficou com o direito de cessão e aforamento do terreno da Lagoa. Ali o clube construiu seu primeiro estádio de futebol, com cercas de madeira.

No dia 28 de dezembro de 1933, o então presidente José Bastos Padilha pagou a taxa de 497 contos de réis e o Flamengo pôde começar as obras de construção do Estádio José Bastos Padilha, com capacidade para 6 mil espectadores na época.

A Sede

Sede da Gávea

Localizada em endereço nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro, aos pés do Cristo Redentor, a sede do Flamengo ocupa uma área de 73 mil m2. A sede social abriga os gabinetes da diretoria, sala de troféus, auditório, salas de reuniões e todo o aparelho administrativo do clube. Já o Complexo Esportivo da Gávea conta com três ginásios, quatro bares, restaurante, sete quadras de tênis, parque aquático com cinco piscinas e ampla área de lazer. A Gávea abriga o remo, natação, pólo aquático, nado sincronizado, basquete, vôlei, ginástica olímpica, judô, futsal e tênis, além do Estádio José Bastos Padilha, que abriga os treinos e toda a estrutura do futebol profissional do Flamengo.

Áreas

Hoje

Do Passado

Revitalização da Gávea

Projeto de Revitalização

O Programa Revitalização da Gávea (PRG) foi um projeto de revitalização da sede para uma nova utilização da área, ampliando expressivamente a ocupação do espaço atual, contudo parte da revitalização foi alterada, por exemplo, o Estádio não deverá mais ser construído. Além do Estádio, seriam construídos modernos equipamentos para os Esportes Olímpicos e instalações para lazer e comércio. A sede sofreria um processo de expansão. O Centro de Excelência de Remo será uma instalação adequada à prática do esporte, integrada à beleza da Lagoa Rodrigo de Freitas. O Flamengo passará a ter um dos maiores patrimônios entre os clubes do Brasil.

O PRG se constituía de 4 projetos:
01 - Estádio
02 - Novas instalações dos Esportes Olímpicos
03 - Expansão e conclusão da Sede
04 - Centro de Excelência de Remo

Reformas promovidas para a Copa do Mundo de 2014

Cedida para a Seleção da Holanda durante a Copa do Mundo de 2014 realizada no Brasil, a sede da Gávea foi submetida a diversas reformas para que pudesse atender às demandas da Federação Holandesa de Futebol.

O novo gramado de futebol, rodeado de arquibancada e vestiário reformados, abrigou a seleção holandesa durante toda sua participação naquela competição, nos períodos em que esteve no Rio de Janeiro.

Segundo divulgação oficial do clube, além do gramado, muito elogiado pela mídia, pela FIFA e pelos ilustres hóspedes europeus, a Gávea ganhou bancos de reservas, um dos vestiários – o outro já estava reformado desde 2013 –, coolers, bolas, sacos para material esportivo, cones, traves circulantes, novas traves fixas, novas redes e pintura de todas as instalações do futebol.

Já no prédio da sede social, ficou como legado um espaço para eventos corporativos e sociais no clube. Além disso, na cobertura do prédio, anexo ao espaço corporativo, construiu-se um terraço que mistura sofisticação, informalidade e uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro, que poderá ser usado para eventos e até instalações gastronômicas. Todo o piso foi trocado por um deck de madeira e foi feita impermeabilização da área, em meio à Lagoa, ao Cristo Redentor e à Pedra da Gávea.

Em troca, a Seleção Holandesa ganhou o carinho da torcida rubro-negra, e enquanto esteve na Gávea foi visitada por ídolos flamenguistas, como Zico. Em recompensa ao trabalho exercido pela seleção laranja, os Holandeses ficaram com o terceiro lugar da Copa do Mundo disputada no Brasil.

Endereço

Av. Borges de Medeiros, 997 - Lagoa
Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
CEP - 22.430-040
Tel.: 21 2159-0100 / Fax: 21 2159-0111

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas