Rivelino Serpa Espinosa

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Dados

Nome Completo: Rivelino Serpa Espinosa
Alcunha: Rivelino Serpa
Nascimento: 31 de Julho de 1969
Cidade: Porto Alegre - RS
Função: Preparador físico / Auxiliar-técnico / Coordenador das divisões de base

Biografia

Rivelino Serpa foi assistente da equipe de futebol do Flamengo no início da temporada de 2006, quando seu pai, Valdir Espinosa, era o técnico. O experiente treinador foi demitido após nove jogos e maus resultados no Campeonato Carioca, mas Rivelino foi convidado a continuar no clube como coordenador das categorias de base, responsável por fazer uma ponte entre todas as divisões, do mirim ao profissional. O cargo recebeu até o pomposo nome de Coordenador de Integração e Formação das Categorias de Base do Flamengo pelo então vice-presidente de futebol Kléber Leite. Ele ocupou a posição de março de 2006 a outubro de 2009, sendo substituído por Paulo Nascimento. Entre os jogadores que ajudou a revelar, está o atacante Nixon, que trouxe da Bahia por indicação. Foi técnico do time de juniores em uma excursão à Europa para a disputa do Torneio Internacional de Monthey em 2009. Como preparador-físico, atuou no clube em 1991, na comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo e Heron Ferreira.

Rivelino, que tem esse nome em homenagem ao craque de Corinthians e Fluminense, começou no futebol como preparador físico e trabalhou em times como o Flamengo, Juventude e Corinthians. Ele havia tentado ser jogador, mas foi reprovado em testes no Grêmio, quando seu pai comandava a equipe principal. A partir de 1998, passou a exercer a função de auxiliar-técnico de Valdir Espinosa e, desde então, já passou por clubes como Fluminense, Atlético Paranaense, Ceará e Fortaleza. Em 2000, enquanto era assistente, comandou dois jogos do Fluminense como interino.

Em 2012, assumiu a coordenação da Academia de Futebol, projeto criado por seu pai na Barra da Tijuca. Seu filho, Rieguel, foi jogador das categorias de base do Flamengo entre 2006 e 2012.

Títulos

Corinthians

Atlético Paranaense

  • Campeonato Paranaense: 2002

Brasiliense

  • Campeonato Brasiliense: 2005

Links Externos

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas