Rafael Lima Pereira

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Biografia

Rafael Lima Pereira, ou simplesmente Rafinha (Porto Franco - MA, 1 de Abril de 1993) é um atacante revelado pelo CFZ-RJ e contratado pelo Flamengo no ano de 2010, por indicação do grande ídolo rubro-negro, Zico.

Natural do Maranhão, o jovem atacante tem uma trajetória de vida muito parecida com aquela de muitos outros jovens pobres. Criado apenas pela mãe, o atleta mudou-se para o Distrito Federal ainda na infância, e desde então, superando as dificuldades, tem se dedicado á prática do futebol.

Apesar de ser considerado muito franzino para suportar a rispidez do futebol moderno, Rafinha seguiu superando adversidades e deu os seus primeiros passos no CFZ-DF, clube do ídolo máximo rubro-negro, o Galinho de Quintino Zico.

Depois de ótimas aparições pelo CFZ, o atacante transferiu-se para a Gávea no ano de 2010 graças a uma parceria firmada pelo clube de Zico e o Flamengo. Logo no ano da sua chegada, Rafinha foi incorporado às categorias de base e passou a ser comparado com o ex-jogador do Santos, Neymar.

Reconhecido pela qualidade técnica, inteligência, bom potencial de finalização e rapidez, o atacante sagrou-se campeão da Copa São Paulo de Juniores em 2011, 11 anos após a conquista do primeiro campeonato pelo Mais Querido do Brasil. Todavia, somente em 2013, o jovem jogador fez a sua estréia pelo time profissional. Conduzido ao time titular por Dorival Júnior, Rafinha caiu nas graças da torcida do Flamengo na sua temporada de estréia. Além das qualidades técnicas, o jovem demonstrou ao longo do ano muita humildade e identificação com o clube.

Rafinha foi a sensação rubro-negra no início da temporada e brilhou no Campeonato Carioca. Se destacando por sua velocidade, teve grande atuação em clássico diante do Vasco da Gama, no qual levou a melhor sobre o zagueiro Dedé e acabou aclamado como "melhor que Neymar". Foi dele também o gol apontado como mais bonito da competição, diante do Friburguense. Em cenário nacional, porém, o jovem não teve o mesmo destaque.

Ele não conseguiu se firmar na equipe tanto com Jorginho e quanto com Mano Menezes. Rafinha pouco foi utilizado por Jaime de Almeida Filho nas vezes em que o Flamengo jogou com força máxima e sequer ficou no banco de reservas nas duas partidas da final da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR. Ao todo, o jogador de 20 anos entrou em campo em 44 oportunidades e marcou três gols em 2013.

Tendo perdido espaço no time titular, a direção do Mais Querido do Brasil decidiu emprestá-lo em 2014 para que o atleta pudesse ganhar mais experiência. Fez um contrato de empréstimo com o Bahia. Na volta do empréstimo em janeiro de 2015, foi colocado no grupo de jogadores fora dos planos de Vanderlei Luxemburgo. O grupo não foi para a pré-temporada. Foi mais uma vez emprestado, dessa vez para o Atlético Goianiense. Em julho, mais um clube em sua carreira, dessa vez no exterior: o Daejeon Citizen, da Coreia do Sul.

Dados

Nome Completo: Rafael Lima Pereira
Apelido: Rafinha
Dia do Nascimento: 1 de Abril de 1993
Local: Porto Franco - MA
Posição: Atacante
Altura: 1,64
Peso: 55 kg

1º Jogo: 19 de Janeiro de 2013 (Flamengo 2x0 Quissamã)

Histórico

Anos Time
2009 CFZ-RJ
2010 CFZ-DF
2010-2013 Flamengo
2014 Bahia
2015 Atlético Goianiense
2015 Daejeon Citizen - Coreia do Sul

Títulos

Flamengo

Trofeu copadobrasil.png

Bahia

  • Campeonato Baiano: 2014

Estatísticas

Ano Jogos Gols Marcados Assistências Cartão Amarelo Cartão Vermelho
2013 29(15) 3 0 0 0
Total 44 3 0 0 0

Links Externos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas