Primeiro Time de Futebol do Flamengo

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História

Praia do Flamengo em 1912

A partir de 1902, o remo passou a dividir com o futebol a preferência popular. Assim, os associados do Flamengo tornaram-se sócios também do Fluminense para acompanhar o futebol e os do clube das Laranjeiras vieram para o rubro-negro, a fim de acompanhar as regatas. Alberto Borgerth representava bem o exemplo, pois pela manhã remava pelo Flamengo e à tarde jogava futebol pelo seu clube, o Fluminense.

Entretanto, em 1911, houve a cisão no Fluminense e muitos jogadores do tricolor vieram para o Flamengo, resolvendo em assembléia do dia 8 de novembro de 1911 fundar um departamento de esportes terrestres, com Alberto Borgerth na direção. A briga entre Oswaldo Gomes e muitos dos jogadores do primeiro quadro do Fluminense foi a razão da discórdia e, enquanto alguns falavam em trocar de clube e outros mesmo em abandonar o futebol, surgiu a idéia de Borgerth, de se criar uma seção de futebol no Fla. A proposta foi aprovada e consagrada na assembléia do clube realizada no dia 8.

Na Praia do Russel foram feitos os primeiros treinos e no dia 3 de maio de 1912, já devidamente filiado à Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, o Flamengo realizou a sua primeira partida. Foi no campo do América e os rubro-negros venceram o Mangueira por 16 a 2, sendo que o juiz foi o consagrado Belfort Duarte. Neste ano, a equipe realizou 14 partidas, com 10 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Foram 65 gols marcados e apenas 16 sofridos.

O Elenco

Em pé: Lawrence, Amarante, Píndaro, Baena, Nery e Gallo. Sentados: Curiol, Arnaldo, Zé Pedro, Miguel e Borgerth

Goleiro: Baena
Laterais: Píndaro e Nery
Zagueiros: Curiol, Gilberto e Galo
Meias: Bahiano, Arnaldo, Amarante
Atacantes: Gustavo e Borgerth.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas