Moraci Vasconcelos Sant'Anna

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Dados

Nome Completo: Moraci Vasconcelos Sant'Anna
Alcunha: Moraci Sant'Anna
Dia do Nascimento: 6 de Julho de 1951
Cidade: Santana de Parnaíba - SP
Função: Preparador Físico

Biografia

Moraci Sant'Anna foi preparador físico do Flamengo entre agosto e dezembro de 2004. Renomado profissional, trabalhou em grandes clubes do país e na Seleção Brasileira por quatro oportunidades. Tentou ser jogador, tendo treinado nas categorias de base do São Paulo, mas não vingou. De uma cidade próxima à capital paulista, começou sua carreira pelo Palmeiras em 1973. No clube do Parque Antártica, permaneceu por nove anos. Saiu para o futebol árabe em 1983, indo para o Al-Ahli, da Arábia Saudita. Voltou para o futebol brasileiro em 1985 e seguiu por Santos e São Paulo de Telê Santana. Acompanhou Carlos Alberto Parreira por Valencia, da Espanha, e Fenerbahçe, da Turquia. Teve mais uma passagem pelo São Paulo, atuando depois por Fluminense, Guarani, Internacional, Corinthians, Flamengo e Palmeiras. Iniciou parceria com Zico trabalhando no Fenerbahçe e no Olympiacos, da Grécia. No Brasil, ainda passou por Atlético Paranaense e Botafogo. Foi diretor de futebol do Grêmio Barueri em 2011.

Vindo do Corinthians em agosto de 2004, ele dividia o trabalho nos tempos de Flamengo com a Seleção Brasileira, pois integrava a comissão técnica que se preparava para a Copa do Mundo de 2006. Chegou junto com o técnico Ricardo Gomes. Teve seu contrato renovado ao fim daquela temporada, mas já não havia tido bom desempenho, inclusive com críticas ao preparo físico do time. Descumprindo um acordo verbal, deixou o clube antes do início da temporada de 2005, alegando uma maior oferta salarial. Seguiu para o Palmeiras. Assim que chegou no time paulista, deu entrevista reclamando da falta de estrutura do rubro-negro e dos salários atrasados.

Moraci tem um longo currículo de serviços prestados à seleções nacionais. Participou de seis Copas do Mundo: 1982, 1986, 1994 e 2006 com a Seleção Brasileira; 1990 com a Seleção dos Emirados Árabes Unidos e 1998 com a Seleção da Arábia Saudita. As duas primeiras com Telê Santana e as outras quatro com Carlos Alberto Parreira. Foi também da Seleção Brasileira Pré-Olímpica em 1983, Seleção dos Emirados Árabes Unidos (1986-1988), Seleção da Arábia Saudita (1988-1990) e Seleção do Iraque com Zico entre 2011 e 2012.

Títulos

Al-Ahli

  • Copa do Golfo: 1985
  • Campeonato Saudita: 1984
  • Copa do Príncipe: 1983

São Paulo

Fenerbahçe

Fluminense

Corinthians

Seleção da Arábia Saudita

  • Copa da Ásia: 1988

Seleção Brasileira

Links Externos

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas