Mano Menezes

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa
Mano Menezes

Conteúdo

Introdução

Luiz Antônio Venker Menezes, o Mano Menezes, é um ex-jogador e atual treinador de futebol. Chegou ao Flamengo em junho de 2013 para suceder Jorginho no comando da equipe. Comandou a Seleção Brasileira entre 2010 e 2012.

Dados

Nome Completo: Luiz Antônio Venker Menezes
Apelido: Mano Menezes
Data de Nascimento: 11 de Junho de 1962
Cidade de Nascimento: Passo do Sobrado - RS

Período como técnico:

  • 29/06/2013 a 19/09/2013

Primeiro Jogo: 29 de Junho de 2013 (Flamengo 1x0 São Paulo)
Último Jogo: 19 de Setembro de 2013 (Flamengo 2x4 Atlético-PR)

Carreira

Mano Menezes atuou pelo futebol amador do Rio Grande do Sul e teve os seus melhores momentos como jogador pelo Guarani de Venâncio Aires. Ainda como jogador amador, cursou a faculdade de Educação Física e deu seus primeiros passos como técnico no SESI do estado em 1986. Dando início a carreira profissional de treinador, passou pelas categorias de base do Guarani de Venâncio Aires, Caxias e Internacional. Em 1997, fez estágio com Paulo Autuori no Cruzeiro.

No mesmo ano, assumiu o time principal do Guarani de Venâncio Aires. Entre 2002 e 2003, treinou o Brasil de Pelotas e o Iraty, voltando mais uma vez ao Guarani de Venâncio Aires. Em seguida, tem seu nome veiculado nacionalmente ao levar o XV de Campo Bom às semifinais da Copa do Brasil 2004, eliminando o Vasco da Gama. Entre 2004 e 2005, comanda o Caxias.

Em abril de 2005, recebe a missão de levar o Grêmio de volta a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A missão é cumprida e o jogo do acesso, contra o Náutico, foi transformado numa história épica que ficou conhecida como A Batalha dos Aflitos. No tricolor gaúcho conquista dois campeonatos estaduais e leva o time a final da Libertadores da América de 2007.

No fim de 2007, Mano se transfere para o Corinthians, mais uma vez com a tarefa de trazer um grande time do futebol brasileiro de volta a elite nacional. E ele consegue. O ano de 2008 foi de reconstrução para o alvi-negro que, alem do acesso, trouxe Ronaldo Fenômeno para ser o carro chefe de um audacioso projeto. Treinado o craque, Mano é campeão paulista e da Copa do Brasil 2009. Com o crescimento das receitas, o Timão consegue montar um grande time e se prepara para as maiores conquistas de sua história. O bom trabalho do técnico o credencia a ser chamado para a Seleção Brasileira em junho de 2010. Mano aceita o convite, após a recusa de Muricy Ramalho.

Mano Menezes assume a seleção com a promessa de resgatar o futebol bonito e alegre que sempre marcou o Brasil, além de promover uma renovação visando a Copa do Mundo de 2014, disputada em casa. O técnico monta o seu time com as estrelas Neymar e Paulo Henrique Ganso e obtém uma boa vitória já no primeiro jogo: 2x0 contra os Estados Unidos. No entanto, a passagem de mano ficou marcada pelos fracassos diante das grandes seleções, a eliminação na Copa América de 2011 e a conquista da medalha de prata nas Olimpíadas de Londres. A seleção jovem também sofreu com a baixa de jogadores mais experientes. Assim, deixou o comando em novembro de 2012, após conquistar o seu segundo Superclássico das Américas.

Após um período sabático e a tentativa de comandar o Futebol Clube do Porto, Mano acertou com o Flamengo em junho de 2013. Á Frente do Mais Querido do Brasil, Mano chegou a marca de 50% de aproveitamento em 22 partidas, com nove vitórias (incluindo um amistoso contra o São Paulo), seis empates e sete derrotas - e deixou o clube na 15ª posição no Campeonato Brasileiro de 2013, com 26 pontos, na época, apenas dois a mais que o Criciúma, primeiro no Z-4. Sob seu comando, o time não conseguiu sequer duas vitórias consecutivas.

Curiosamente, com o pedido repentino de demissão, o técnico que conduziu o Flamengo até as quartas de final da Copa do Brasil, acabou não assistindo a conquista do Tri Campeonato rubro-negro, prazer que foi concedido ao ex-zagueiro Jayme de Almeida, técnico que sucedeu Mano no Mais Querido.

Estatísticas

Ano Jogos Vitórias Empates Derrotas Aproveitamento
2013 22 9 6 7 50,0%
Total 22 9 6 7 50,0%

Títulos

Guarani de Venâncio Aires

  • Campeonato Gaúcho: 2002

Grêmio

Corinthians

Seleção Brasileira

Links Externos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas