Jean Carlos da Silva Ferreira

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Biografia

Jean

Jean Carlos da Silva Ferreira ( São Gonçalo, 3 de março de 1982 - ) é um atacante revelado nas divisões de base do Flamengo, e que durante a carreira, colecionou passagens por grandes clubes brasileiros, mas que apesar disso, teve como melhor fase da carreira, o período em que atuou pelo Mais Querido do Brasil.

Revelado nas divisões de base do Flamengo, Jean teve sua primeira oportunidade na equipe principal em 2002. Rápido e habilidoso, o atacante contrariou o mau momento vivido pelo departamento de futebol do Flamengo e foi um dos poucos atacantes revelação daquela geração, que de certa forma, ainda vivia á sombra da saída de Romário, anos antes.

Foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20, nos preparativos para o Mundial na Argentina, em 2001.

No período em que esteve na Gávea, atuando pelo time principal, Jean foi comandado por mais de uma dezena de treinadores. Apesar disso, o então jovem atleta procurou e ganhou atenção de cada um deles, que com raras exceções, não viam no atacante um futuro promissor. Apesar de lançado por Carlos Alberto Torres, foi certamente, sob o comando de Abel Braga, que Jean galgou os maiores degraus da sua carreira.

No ano de 2004, servido por Felipe, e num time bastante estabilizado, acabou sendo o grande herói da conquista do Campeonato Carioca de 2004, marcando os três gols da final contra o rival Vasco, o que fez com que Jean caísse ainda mais nas graças da maior torcida do Brasil.

Capa de jornais e revistas, alvo de assédio por parte da imensa torcida rubro-negra, Jean que então tinha pouco mais de 22 anos de idade, acabou se perdendo, de forma que as atuações no decorrer da temporada passaram a ser pífias. A falta de pontaria, e sobretudo, a fama de ciscador e jogador pouco objetivo, acabaram fazendo que Jean se tornasse alvo de críticas por parte da mídia especializada e também da exigente torcida rubro-negra, que outrora houvera o eleito á condição de ídolo.

Chateado com as críticas, Jean preferiu não continuar no clube que o revelara, para a temporada 2005, e preferiu acertar com o Cruzeiro. Logo após a transferência para Minas Gerais, veio a primeira rusga marcante com a torcida do Fla - É que Jean, á época, chegou á Toca da Raposa, dizendo ter feito bom negócio ao trocar o Flamengo pelo Cruzeiro, e acabou tecendo nervosas críticas ao Mais Querido do Brasil.

Jean levantou poeira no Carioca de 2004

O destino, porém, seria cruel, e apenas cinco meses após criticar o Flamengo e jurar amores pelo Cruzeiro, Jean acabou retornando á Gávea, desta vez por empréstimo, e da mesma forma que fez em Belo Horizonte, garantiu paixão eterna pelo Fla.

No ano de 2005, época da segunda passagem do atacante pelo Fla, a situação no futebol do clube não era das melhores, e Jean era uma das grandes esperanças para que o Mais Querido do Brasil evitasse a temida queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. Assim, uma confusão e a cisão definitiva entre o Fla e Jean viriam no capítulo seguinte, já que o atacante não levou em consideração a situação do clube que o revelara e decidiu se desligar á todo custo da equipe, depois que recebeu uma proposta razoável do futebol russo.

A transferência de Jean, porém, tornou-se um imbróglio, já que o Fla se recusava a liberar o jogador que tinha contrato até o fim da temporada. Apesar disso Jean estava decidido a sair do Mais Querido do Brasil, e assim o fez, á revelia do clube, e seguiu para o Saturn da Rússia, contrariando, além da diretoria do clube, a imensa massa rubro-negra.

Pouco mais de um ano após a sua saída, Jean estava de volta ao Brasil, desta vez, para mais uma vez magoar a torcida rubro-negra, acertou justamente com o Vasco da Gama, clube pelo qual teve um bom desempenho no time cruzmaltino, mas onde também não se firmou.

Já no ano seguinte, foi contratado pelo Corinthians, onde pouco jogou e de onde foi rapidamente dispensado pelo então técnico da equipe Paulo César Carpegiani. Ainda em 2007, Jean acertou sua ida para o Fluminense. Devido a problemas físicos, participou de poucos jogos com a camisa tricolor.

Em 2008 o atacante acertou a sua volta ao Vasco da Gama onde atuou até meados do ano, quando se envolveu numa situação curiosa. Jean negociava com o Sharjah dos Emirados Árabes Unidos e já havia acertado todas as bases e apenas aguardava seu voo no Aeroporto Internacional Carlos Jobim quando foi surpreendido pelo presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite que de última hora havia vetado a transferência. Alguns dias após o imbróglio, o próprio Dinamite voltou atrás e liberou o atleta.

Na temporada 2009, após rescindir o contrato com o clube árabe e retornar ao Brasil, mais especificamente para o Santos, o atacante disputou o restante do Campeonato Brasileiro que seria conquistado pelo Todo Poderoso Flamengo, e ao fim do ano, foi dispensado da Vila Belmiro, mantendo-se sem clube até meados de 2010, quando acertou sua ida para o modesto Brasiliense. Em Brasília Jean trabalhou com Andrade, técnico hexacampeão e juntos foram rebaixados para a série C do Campeonato Brasileiro. Desta forma, o jogador conseguiu acertar apenas com o Volta Redonda para a disputa do Campeonato Carioca de 2011.

Ainda em 2011, sem espaço nos grandes clubes brasileiros, acertou com o América RJ para a disputa da Copa Rio, e mais tarde renovou seu contrato com o Diabo para o Campeonato Carioca 2012.

Dados

Nome Completo: Jean Carlos da Silva Ferreira
Data de Nascimento: 3 de Março de 1982
Local: São Gonçalo-RJ
Posição: Atacante
Altura: 1,75 m
Peso: 70 kg

Nº de Jogos: 146
Nº de Gols: 32

1º Jogo: 2 de Fevereiro de 2002 (Flamengo 0x4 América-RJ)

Histórico

Anos Time
1994-2004 Flamengo
2005 Cruzeiro
2005 Flamengo
2005-2006 Saturn - Rússia
2006 Vasco da Gama
2007 Corinthians
2007 Fluminense
2008 Vasco da Gama
2008-2009 Al Sharjah - Emirados Árabes Unidos
2009 Santos
2010 Brasiliense
2011 Volta Redonda
2011-2012 América-RJ
2012-2013 Madureira
2013-2014 Macaé
2015 América-RJ

Títulos

Flamengo

Estatísticas

Ano Jogos Gols
2002 2 0
2003 59 13
2004 68 15
2005 17 4
Total 146 32

Links Externos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas