Jade Barbosa

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa
Jade treino.JPG
Jade Fernandes Barbosa
Ginástica artística
Participação em Jogos Olímpicos
Pequim 2008 Individual geral feminino
Salto sobre o cavalo feminino
Final por equipes feminina

Conteúdo

Introdução

Jade Fernandes Barbosa (Rio de Janeiro, 1 de julho de 1991) é uma ginasta brasileira que compete em provas de ginástica artística. É integrante da Seleção Brasileira Permanente de Ginástica Artística Feminina.

Carreira

Jade Barbosa

Nascida no Rio de Janeiro e revelada pelo Flamengo, Jade começou a ganhar destaque ainda como juvenil. Em 2005, foi escolhida para substituir Daiane dos Santos no Pré-Pan do Rio de Janeiro. No ano passado, no Sul-Americano realizado na Argentina, novamente bons resultados.

Jade conquistou a medalha de ouro no Mundial juvenil da Dinamarca no individual geral, além de vencer no solo, na trave de equilíbrio e no salto sobre o cavalo.

Em 2007, Jade pôde competir pela primeira vez na Copa do Mundo entre as adultas. Disputou as etapas de Paris, na França e Cottbus, na Alemanha.

{{#ev:youtube|1jYDGZz5v2g|200}}

Em território francês, foi à final do salto e das barras assimétricas, terminando em quarto e sétimo lugares, respectivamente. O maior feito, contudo, aconteceu na Alemanha. Depois de alcançar as finais de três aparelhos, levou a medalha de prata no salto, ficando na oitava colocação na trave e na quinta no solo.

Em 2007, Jade disputou os Jogos Pan-Americanos ganhando a meldalha de ouro no salto, prata por equipes e bronze no solo.

Em setembro de 2007 Jade disputou seu primeiro Campeonato Mundial de Ginástica na Alemanha e conquistou a medalha de bronze no individual geral, a melhor participação de uma ginasta brasileira na história da competição.

Em outubro de 2007 foi escolhida, através de voto popular, como a representante brasileira para participar do revezamento da Tocha Olímpica para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, mas pediu dispensa e foi subistituida por Emanuel do Vôlei de Praia. Ainda em 2007 Jade levou o Prêmio Brasil Olímpico, de melhor atleta brasileira no ano, vencendo a disputa com Marta, do futebol e Fabiana Murer, do atletismo.

Em 2008 Jade renovou seu contrato com o Flamengo por mais um ano, além de ter sido indicada ao prêmio de melhor ginasta de 2007 pela International Gymnastics Hall of Fame.

{{#ev:youtube|eaZlJR_4lEo|200}}

Olimpíadas

Jade participou das provas de ginástica artística nas Olimpíadas de Pequim em 2008.

Resultados

  • Pequim 2008
    • Final por equipes: 174,875 pontos, 8º lugar.
    • Individual geral: 59,550 pontos, 10º lugar.
    • Salto sobre o cavalo: 14,487, 7º lugar.

Ligações externas

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas