Hipismo

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa
José Mário Guimarães

Conteúdo

Introdução

O Hipismo começou a ser praticado no Flamengo no início da década de 20. Mas apenas em 1957 foi formada a primeira grande equipe de hipismo do Clube, durando até 1963 quando o hipismo foi extinto do clube. O presidente José Alves Morais resolveu dar uma atenção maior ao esporte, e aproveitando de uma divergência entre a federação e a Sociedade Hípica Brasileira, contratou atráves do novo diretor do departamento Ruderico Pimentel e do chefe de equipe Paulo Borba, grandes nomes do hipismo no país, como: Nelson Pessoa, Tatiana McKinney, Jurandir Patrone, Hélio Pessoa Filho, Dilma Thompson e os jovens José Mário Guimarães e Gerson Monteiro. Junto com estes atletas, o Flamengo ainda tinha grandes cavalos na época, os principais eram: Assalto, Atalaia, Xódo e Oiram, todos treinavam no Estádio Equestre da Gávea, que não existe mais.

Nelson Pessoa, foi sem duvida um dos maiores, se não o maior cavaleiro do Hipismo Brasileiro em todos os tempos. Ficou por alguns anos treinando na Gávea, antes de ir para Genebra disputar torneios internacionais, representou o Flamengo em duas Olímpiadas, e conquistou diversos títulos pelo clube.

Com a saída de Nelson Pessoa, o jovem José Mário Guimarães começou a se destacar, vencendo torneios juvenis e juniors.

Em 1967 a equipe perdeu José Mário Guimarães em um acidente em um treinamento intensivo quando o seu cavalo (era chamado Flamingo) caiu sobre ele após tentar passar por um obstáculo.

No final de década de 60 o Flamengo perdeu sua equipe e parou de disputar torneios e o esporte segue extinto do clube até então.

Títulos

Adulto

Total de títulos: 7

Categorias de Base

  • Campeão dos Jogos Infantis de 1963
  • Campeão dos Jogos Infantis de 1955
  • Campeão dos Jogos Infantis de 1965 (Feminino)
  • Campeão dos Jogos Infantis de 1966


Total de títulos: 4

Atletas

Passado

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas