Heron Ricardo Ferreira

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Introdução

Heron Ricardo Ferreira, conhecido apenas como Heron Ferreira, (Rio de Janeiro, 28 de Janeiro de 1958) é um técnico de futebol com trabalhos em tradicionais equipes brasileiras e radicado no exterior na última década com passagens por Paraguai, Sudão, Egito, Qatar e Líbia. Trabalhou nas categorias de base do Flamengo na década de 80.

Dados

Nome Completo: Heron Ricardo Ferreira
Alcunha: Heron Ferreira
Data de Nascimento: 28 de Janeiro de 1958
Local: Rio de Janeiro

Biografia

O carioca Heron Ferreira não foi jogador de futebol, mas desde cedo esteve muito ligado ao esporte. É formado em Educação Física (1981) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pós–graduado em futebol (1982) e vôlei (1982) pela mesma. Iniciou a sua carreira profissional como preparador físico das categorias juvenil e juniores do Vasco da Gama em 1980. Ainda em São Januário, assumiu como treinador a equipe juvenil em 1984. No ano seguinte, chegou ao Flamengo para dirigir a equipe infantil e conquistou seu primeiro titulo: a Taça São Paulo de Futebol Infantil. Na temporada de 1986 seguiu para os juniores do Olaria. Sua primeira oportunidade em um time profissional veio em 1988, quando assumiu o mesmo Olaria durante a Segunda Divisão do Campeonato Carioca. Heron levou sua equipe de volta à elite do estadual.

Em 1989, ele foi contratado pelo Bragantino. No interior paulista, conheceu Vanderlei Luxemburgo e, como seu assistente, conquistaram o Campeonato Paulista em 1990 e o Campeonato Brasileiro da Série B em 1989. Teve uma segunda passagem pelo Flamengo em 1991, também como auxiliar de Luxemburgo. Seguiu o técnico ainda no Guarani e retomou a carreira de treinador no Olaria em 1992. Mais uma vez levou o clube ao acesso da segunda para a primeira divisão carioca. Em 1994, rumou para Caxias do Sul e foi dirigir a equipe do Juventude, então reforçada pelo patrocínio da Parmalat. Em dois anos de trabalho, teve como êxito o vice-campeonato Gaúcho e o título do Campeonato Brasileiro da Série B de 1994.

Seguiu sua trajetória no comando de Americano, Bragantino, Anápolis, Sport, Santa Cruz, Figueirense, União São João, Ituano, Náutico, Paysandu, Coritiba, CRB, Vila Nova GO e ASA. Tem passagens também pelo futebol do exterior, atuando por Al Hilal - Arábia Saudita, Guarany - Paraguai, Al Hilal - Sudão, Ismaily - Egito, Al Ahly - Qatar, Al Ahly - Líbia, El Merreikh - Sudão. No Sudão, conquistou o tricampeonato do país pelo Al Hilal.

Títulos

Flamengo

Vasco da Gama

Bragantino

Juventude

Ituano

  • Campeonato Paulista do Interior: 1998

Corinthians

  • Campeonato Paulista: 2001 (Auxiliar Técnico)

Al Hilal

El Merreikh

  • Campeonato Sudanês: 2012

Prêmios

Links Externos

Ver Também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas