Halterofilismo

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa
Halterofilismo - Estadão

Conteúdo

Introdução

O Halterofilismo foi um esporte disputado pelo Clube de Regatas do Flamengo.

O clube começou a conquistar titulos no esporte na década de 20, ganhando o seu primeiro título carioca em 1920, e o ultimo título do clube no esporte foi em 1937, quando conquistou o tetra-campeonato consecutivo.

O maior atleta do Flamengo no esporte foi Waldemar Silveira que representou o clube nas Olimpíadas de Helsinque em 1948.

Hoje em dia o esporte está extinto no Flamengo.

História

Década de 30

No ano de 1936 é fundado a Federação de Ginástica, Pesos e Halteres no RJ. Então, Fluminense e Flamengo, montam equipes e disputam o primeiro campeonato carioca de halterofilismo disputado entre os atletas Mario Diniz (Fla), Abelardo S. Cardoso (Fla), Odail Martins (Fla), Romildo Dantas de Arruda (Fla) e Cláudio Canton (Flu).

Em 1937 é organizado outro campeonato no RJ, sem registros. Ismário Cruz, encarregado da seção de Halterofilismo do Flamengo, organiza a tradicional prova dos 100 quilos, modalidade arremesso a duas mãos, participando: Mario Diniz, Odail Martins, Dante Rossi, Eliseu Guarabira, Mário de Souza, Fares Habuib, Paulo Azeredo, Charles Herba, Cândido Cavalcante, Sérgio Monteiro, Abelardo Fernandes e Waldemar de Lima e Silva.

Em 1939 na Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro, então sediada à Rua Araújo Porto Alegre, organiza-se um ginásio de Halterofilismo. Funda-se ainda no RJ, a Seção de Pesos e Halteres do Botafogo Futebol Clube, sob a direção de Paulo Azeredo. Realizase também um campeonato inter-clubes, com a participação do Flamengo, Central (de Niterói), Irapurás e Botafogo, sob supervisão da Federação.

Década de 40 - 70

No Rio de Janeiro, os clubes de remo tradicionais da cidade adotam o Levantamento de Peso como atividade complementar. Este foi o caso dos clubes de regatas, concentrados à beira-mar, nas então Praias de Santa Luzia e do Flamengo, entre eles o Boqueirão do Passeio, Internacional de Regatas, Vasco da Gama e Flamengo, todos mantendo seus Ginásios de Pesos e Halteres até as décadas de 19601970.

Atletas

Do Passado

Títulos

  • Campeão Carioca de 1920
  • Campeão Carioca de 1921
  • Campeão Carioca de 1922
  • Campeão Carioca de 1934
  • Campeão Carioca de 1935
  • Campeão Carioca de 1936
  • Campeão Carioca de 1937


Total de títulos: 7

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas