Ginástica Artística

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Introdução

{{#ev:youtube|9GXxHlAkWfI|200}}

A Ginástica Artística tem suas origens em tradicionais competições atléticas da antiguidade. Sua forma atual se consolida ao longo do século XIX e fez parte dos eventos já nas Olimpíadas de Atenas em 1896, as primeiras da era moderna.

História

No Flamengo, a Ginástica artística começou em 1966, inicialmente, com treinos apenas aos sábados e domingos.

Nessa época, a ainda menina Luzia Lopes Pessoa começou a praticar a modalidade e logo chamou a atenção das outras crianças pela desenvoltura dos movimentos rápidos e precisos. Pela falta de espaço e o pouco investimento, a ginástica artística rubro-negra mudou-se para a antiga sede, localizada na Praia do Flamengo. Com isso, houve uma verdadeira evolução das atletas e do esporte dentro do Clube e os treinos passaram a ser diários.

Em 1975, Luzia Lopes Pessoa se destacou como uma das melhores ginastas, ganhando inúmeros títulos brasileiros e estaduais, pela seleção carioca e pelo Flamengo. Especialista nas provas de solo e salto, Luzia começou a dar aulas para crianças, encerrando sua carreira no ano de 1976.

Luzia passou de atleta à técnica e ajudou a descobrir novos talentos como Luiza Parente. Até 1981 permaneceu na Gávea como técnica da equipe mirim, que passou para as mãos da experiente Georgette Vidor, da equipe do Flamengo.

Antes disso, no início da década de 80, Tatiana Figueiredo, que começou a praticar o esporte com Luiza na equipe mirim, se destaca, tornando-se um dos grandes nomes da ginástica artística no Brasil. Com a entrada dela no time rubro-negro, o Flamengo passa a ganhar vários campeonatos brasileiros interclubes.

Entre os homens, destacaram-se Marco Monteiro e Guilherme Sagese Pinto. Outros atletas que obtiveram sucesso na ginástica olímpica do Flamengo foram Viviane Cardoso, Soraya Carvalho e Úrsula Flores.

Atualmente, os três principais atletas do clube são: No feminino, Daniele Hypólito, melhor resultado no individual geral nas Olimpíadas até os Jogos de Atenas em 2004, e Jade Barbosa, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007. No masculino, o grande destaque é Diego Hypólito, capeão mundial na prova de solo.

Aparelhos

As provas se dividem em 6 aparelhos para os homens e 4 para as mulheres. A competição se dá entre equipes, masculinas e femininas, individual geral (todos os aparelhos), feminino e masculino, e competições por aparelho.

Assim, é disputado um total de 14 conjuntos de medalhas nas competições mais importantes.

Masculinos

Femininos

Títulos

Adulto

Categorias de Base

Ginastas

Do Passado

Atuais


Categoria de Base

Contatos

Contatos dos Esportes Olímpicos do Flamengo
Basquete: 2159-0182/81 Natação: 2159-0237
Futsal: 2159-0187 Nado Sincronizado: 2159-0237
Ginástica Olímpica: 2159-0186 Pólo Aquático: 2159-0182/81
Judô: 2159-0182/81 Vôlei: 2159-0182/81
Remo: 2159-0167
esp.amador@fladata.com.br


Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas