Flapédia:Verificabilidade

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

O limiar mínimo para inclusão de material na Flapédia rege-se pelo conceito da verificabilidade e não pelo conceito de veracidade.

Material verificável, neste contexto, significa que qualquer leitor deverá poder aferir que tal material foi já publicado por uma fonte fiável.

O princípio da verificabilidade e o princípio da imparcialidade são as diretrizes que regem a Flapédia.

Conjuntamente, estas diretrizes determinam o tipo e a qualidade do material que é passível de publicação no domínio principal da Flapédia. Considerando que estas duas diretrizes são mutuamente complementares, elas não devem ser interpretadas isoladamente e os editores devem, portanto, familiarizar-se com todas as duas.

Os princípios em que estas diretrizes estão fundamentadas não são negociáveis ao nível da Flapédia e não podem ser alterados por outras recomendações, votações ou consenso da comunidade de editores. Apenas são negociáveis ao nível da Fundação Wikimedia.

Conteúdo

Política de verificabilidade

1. Os artigos deverão conter somente material que tenha sido publicado em fonte reputada.
2. Os usuários que adicionem novo material deverão citar uma fonte reputada. Se tal não acontecer, qualquer editor poderá remover o material introduzido.
3. A obrigação de providenciar uma fonte reputada cabe ao editor que deseja introduzir novo material e não aos editores que desejam remover esse mesmo material.

Verificabilidade, e não veracidade

Um dos pressupostos para se escrever bons artigos enciclopédicos é perceber que eles deverão referir apenas fatos, asserções, teorias, afirmações, opiniões e argumentos que tenham sido já publicadas por fontes reputadas. O objetivo da Flapédia é tornar-se uma enciclopédia completa e fiável. Os editores deverão citar fontes fiáveis para que as suas edições possam ser verificadas pelos leitores e por outros editores.

"Verificabilidade", neste contexto, não significa que seja esperado dos editores verificar se, por exemplo, o conteúdo de um artigo do New York Times é verídico. Os artigos deverão conter apenas material que tenha sido publicado por fontes fiáveis independentemente de um editor específico veja o material que advém dessa fonte como verdadeiro ou falso. O limiar mínimo para inclusão de material na Flapédia rege-se pelo conceito da verificabilidade e não pelo conceito de veracidade.

Para se perceber melhor a distinção entre verificabilidade e veracidade, dá-se de seguida um exemplo. Suponha que você está escrevendo em artigo sobre a teoria X de um famoso físico, teoria essa que foi já publicada em revista científica e revista pelos pares, sendo por isso um tema perfeitamente abordável num artigo da Flapédia. No entanto, no decurso da edição do artigo, você contata o autor da teoria X, que lhe diz: Atualmente, acredito que a teoria X seja totalmente falsa. Apesar de ter em posse esta afirmação do próprio autor da teoria X, você não poderá relatar no artigo o fato de ele ter afirmado isso.

Por que não? Porque a afirmação não é verificável no sentido de satisfazer os leitores e editores da Flapédia. Os leitores não conhecem você (quem colocou a informação). Você não poderá colocar o seu contato telefônico como meio para que qualquer leitor o possa contactar e obter a confirmação. Mesmo que pudesse colocar o seu contato, quem o abordasse tinha mesmo que acreditar em você?

Para que a informação/história pudesse ser aceite na Flapédia, você teria primeiro que persuadir uma publicação reputada a veiculá-la. Depois disso, a informação ainda seria sujeita ao processo de revisão pelos pares. Poderia ser ainda verificada por agentes da publicação credenciados para o efeito e, se a informação continuasse mesmo assim a revelar-se problemática, poderia ainda ser revista por juristas e mesmo pelo editor-chefe da publicação. Estas verificações e cautelas existem para assegurar que somente histórias e informações corretas e confiáveis apareçam na publicação.

A Flapédia não está em posição de providenciar esse processo de revisão de fatos.

Se finalmente a publicação decidisse aceitar e publicar a sua história, nessa altura você já poderia incluí-la num artigo da Flapédia desde que citasse o artigo da publicação como sendo a fonte.

Fontes

Os artigos da Flapédia devem ser baseados em fontes credíveis e independentes. Tais fontes devem ter reputação em termos da própria aferição e exatidão dos fatos. No que diz respeito a assuntos acadêmicos, as fontes deverão preferencialmente estar sujeitas à revisão pelos pares. As fontes deverão também ser niveladas em função das asserções efetuadas, isto é, afirmações extraordinárias deverão ser baseadas em fontes suficientemente concretas.

Aconselha-se a, sempre que possível, serem dadas fontes disponíveis em língua portuguesa. Se tal for feito, mais facilmente os leitores poderão verificar que o material que serviu como fonte foi usado corretamente.

O ônus da prova

O ônus da prova reside nos editores que introduziram determinada informação num artigo ou naqueles que desejam que a informação seja mantida. Os editores devem portanto providenciar as referências. Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, fiáveis e independentes, a Flapédia não deverá incluir essa informação.

Qualquer edição que omita as fontes poderá ser removida. No entanto, tenha em mente que alguns editores poderão contestar essa remoção pelo fato de não ter sido dada a oportunidade para que fossem providenciadas as fontes.

Se você quiser requerer uma fonte para uma edição não referenciada, uma boa idéia será mover essa edição para a página de discussão.

Tenha cuidado para não se colocar demasiado sob o ponto de vista segundo o qual não se deve incomodar outros usuários, deixando assim material não referenciado por muito tempo nos artigos. Não se colocar nesta posição de não incomodar ninguém é especialmente relevante quando estão em causa informações em artigos sobre pessoas vivas.

O ônus da prova em artigos sobre pessoas vivas

Biografias de pessoas vivas necessitam de uma atenção especial porque ao conterem material não referenciado poderão afetar negativamente a vida de alguém e mesmo ter consequências legais. Remova material não referenciado sobre pessoas vivas que possa ser visto como crítica, e não o mova para a página de discussão. Isto também se aplica a material sobre pessoas vivas em outros artigos que não biografias.

Fontes de fiabilidade duvidosa

De maneira geral, fontes de fiabilidade duvidosa têm uma fraca reputação em termos de verificação factual e revisão editorial. Poderão nem sequer ter este tipo de mecanismos.

Por vezes, uma afirmação ou declaração só pode ser encontrada numa publicação de fiabilidade duvidosa, tal como um jornal tablóide. Se essa declaração ou afirmação é relativamente pouco importante, remova-a. Se ela for suficientemente importante para a manter, atribua-a à fonte em questão. Por exemplo: "De acordo com o jornal tablóide X,...".

Como regra básica, fontes de fiabilidade duvidosa não deverão servir como referências em artigos sobre elas próprias.

Fontes publicadas pelo próprio (online e em registo papel)

Qualquer pessoa pode criar uma página de internet ou mesmo pagar para ter um livro publicado e assim afirmar-se com um especialista numa determinada área ou temática. Por essa razão, livros de edição própria, sites pessoais e blogs são largamente vistos como impróprios em termos de servirem como fontes.

Exceções poderão existir quando um conhecido pesquisador profissional de uma temática relevante ou quando um jornalista profissional, produziu material próprio. Em certos casos, este tipo de material poderá ser aceito como fonte, desde que o mesmo tenha já sido publicado por terceiros fiáveis. No entanto, aja com precaução: se essa informação em questão é realmente merecedora de ser reportada, alguém já o deverá tê-lo feito também.

Fontes publicadas pelo próprio e fontes duvidosas em artigos sobre o próprio

Material derivado de fontes publicadas pelo próprio e outras fontes publicadas que sejam de fiabilidade duvidosa poderão servir como fontes de informação em artigos sobre elas próprias desde que:

  • Seja material relevante para a notoriedade da pessoa ou organização;
  • Não seja material controverso;
  • Não seja material que exprima demais os interesses próprios;
  • Não seja material que envolva informações sobre terceiros ou sobre eventos não diretamente relacionados com a assunto em questão;
  • Não exista dúvidas sobre quem escreveu o material.

Outros comentários

Só porque uma informação é verificável, isso não significa que a Flapédia é o site ideal para a colocar. Verificabilidade é uma condição necessária e não uma condição suficiente, para incluir informação num artigo. Veja o que a Flapédia não é. Só porque determinada informação é verdadeira, isso não significa que ela está de acordo com os requisitos de verificabilidade da Flapédia - a informação terá que ser referenciada a partir de fontes fiáveis para poder ser incluída na Flapédia (no entanto, se a informação for verdadeira, deverá poder encontrar-se uma fonte reputada para a sustentar).

Outro efeito desta política é que a pesquisa original, não podendo ser suportada por fontes reputadas, não poderá ser incluída na Flapédia, ou, por outras palavras, este princípio implica o princípio de não incorporação de pesquisas inéditas.


Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas