Flapédia:Sabia que

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa
Escudo.jpg

Esta página contém uma lista de curiosidades que a comunidade da Flapédia identificou que merecem um destaque especial, e por isso foram selecionados para constarem em destaque na página principal.

O Sabia que... em destaque da Flapédia será modificado a cada semana. E todos os que já passaram pela página principal estarão presentes no arquivo para que todos possam pesquisar os Sabia que... do passado.

Atual

FlaxEspanyol1.JPG

Flamengo e Espanyol se entrentaram apenas duas vezes na história dos clubes e o confronto está equilibrado. Cada time venceu um jogo e ambos pelo mesmo placar de 1 a 0.

Último

FlaxIndependiente.JPG

Flamengo e Independiente já jogaram 14 partidas na história dos clubes, ao todo foram 7 vitórias do Flamengo, 3 vitórias do Independiente e quatro empates.

Antigos

Maracanã

Desde a inauguração do Maracanã em 1950, o Flamengo nunca ficou um ano sem jogar uma partida no estádio. Com as reformas para Copa de 2014, pela primeira vez o clube passará uma temporada inteira sem disputar uma partida no templo do futebol brasileiro.

Remo 1936

O Remo é o esporte do clube que teve mais representantes em Olimpíadas ao todo 42 remadores rubro-negros diferentes já representaram o Brasil nos Jogos sendo seguido pela Natação com 15 representantes e o Futebol com 14.

José Alves Morais

Na sua história o Flamengo teve dezenas de presidentes ao longo de 112 anos, curiosamente dois desses presidentes eram portugueses, José Alves Morais e Raul Dias Gonçalves.

Uniforme de 1984

O Flamengo foi o primeiro time do Brasil a ter um patrocínio em seu uniforme. Foi em 1984 quando a empresa Petrobrás chegou ao clube e se manteve até o ano passado. Este foi o mais longo patrocínio de futebol no país, cerca de 25 anos.

Jogadores com o Agasalho

Na final do Mundial Interclubes, diante do Liverpool, o Flamengo entrou em campo com um agasalho à pedido da sua patrocinadora. Depois disso, voltou aos vestiários, antes de entrar definitivamente no Estádio Nacional de Tóquio, vestido com a camisa branca que ficou imortalizada com a vitória por 3 a 0 que deu ao Fla o título de melhor time do mundo em 81.

Leônidas

O grande atacante Leônidas da Silva mesmo tendo jogado mais de 100 partidas pelo Flamengo teve uma média de mais de 1 gol por partida. Dentre os maiores artilheiros do clube é o único a ter alcançado essa marca. Leônidas fez 153 gols em 149 jogos disputados.

Flamengo de 1914

Em 1914, o Flamengo conquistou o seu primeiro Campeonato Carioca de futebol. Neste ano o Flamengo trocou seu uniforme o "Papagaio de Vintém" pelo "Cobra Coral". E no dia 22 de novembro, o Flamengo empatou em 4x4 com o São Cristóvão, conquistando o primeiro campeonato carioca de sua história.

Obina

Obina com 47 gols é o maior artilheiro do Flamengo nessa década e dificilmente será ultrapassado por outro jogador até o final da temporada. Dos jogadores do elenco atual Adriano é o que está mais perto de alcançá-lo mas para isso precisa fazer 26 gols em toda temporada 2010.

FlaxUniversidadCatolica.JPG

Flamengo e Universidad Católica já se enfrentaram 2 vezes, e o retrospecto rubro-negro não é positivo. O Flamengo perdeu as duas partidas disputadas contra o time chileno pela Libertadores em 2002.

Chile

Em sua história o Flamengo já disputou 21 partidas no Chile, ao todo a equipe venceu 9 jogos, perdeu outros 9 e empatou 3. Em 2010 o Flamengo fará pelo menos mais 2 partidas no Chile pela Taça Libertadores.

Time 1981

A Libertadores 2010 será a décima disputada pelo Flamengo em sua história. A primeira foi disputada em 1981 quando o clube conquistou então o seu primeiro e único título da competição.

FlaxUniversidaddechile.JPG

Flamengo e Universidad de Chile já se enfrentaram 7 vezes e no total foram 4 vitórias do Flamengo e 3 do time chileno. Em 2010 os times voltam a se enfrentar pela Libertadores.

FlaxCaracas1.JPG

Flamengo e Caracas nunca se enfrentaram na história dos clubes. O primeiro confronto entre o rubro-negro e o time venezuelano irá acontecer na Libertadores 2010, já que estão no mesmo grupo.

FlaxFiorentina.JPG

Flamengo e Fiorentina jogaram apenas 1 partida na história dos clubes, e o clube italiano é que saiu vitorioso do jogo em 1986 quando venceu por 3 a 2.

FlaxValencia.JPG

Flamengo e Valencia jogaram 4 partidas na história dos clubes, e a vantagem é do clube rubro-negro que venceu três partidas e perdeu somente uma.

Cantareli

Cantareli, foi o goleiro que mais vestiu a camisa do Flamengo. Ao todo, por toda a sua passagens de 18 temporadas seguidas pelo Flamengo, jogou 557 partidas pelo clube e foi tetra campeão brasileiro.

FlaxRealsociedad.JPG

Flamengo e o Real Sociedad jogaram 2 partidas na história dos clubes, e a vantagem é rubro-negra que venceu as duas partidas por 2 a 0 e 7 a 0.

FlaxSevilla.JPG

Flamengo e o Sevilla jogaram 2 partidas na história dos clubes, e a vantagem é do clube espanhol que venceu uma partida por 1 a 0 e empatou outra por 2 a 2.

FlaxFrankfurt1.JPG

Flamengo e o Eintracht Frankfurt jogaram 2 partidas na história dos clubes, e a vantagem é do clube rubro-negro que venceu uma partida por 3 a 1 e empatou outra por 1 a 1.

FlaxToulouse.JPG

Flamengo e Toulouse jogaram 2 partidas na história dos clubes, e a vantagem é do clube rubro-negro que venceu uma partida por 1 a 0 e empatou outra por 2 a 2.

FlaxOlympique.JPG

Flamengo e Olympique de Marseille jogaram 2 partidas na história dos clubes, e a vantagem é do clube francês que venceu uma por 1 a 0, a outra partida acabou empatada em 1 a 1.

FlaxIndependiente.JPG

Flamengo e Independiente já jogaram 14 partidas na história dos clubes, ao todo foram 7 vitórias do Flamengo, 3 vitórias do Independiente e quatro empates.

FlaxBilbao.JPG

Flamengo e Atlético de Bilbao jogaram apenas três partidas na história dos clubes, sendo uma vitória do Flamengo, uma vitória do Atlético e um empate.

FlaxCeltic1.JPG

Flamengo e Celtic da Escócia jogaram apenas duas partidas na história dos clubes, ambas em 1994 e terminaram empatadas em 1 a 1 e 2 a 2.

FlaxAtleticoMadrid.JPG

Historicamente o Flamengo não tem um bom retrospecto quando enfrenta o Atlético de Madrid. No geral foram 7 partidas, com uma vitória do Flamengo, três empates e três derrotas.

FlaxEspanyol1.JPG

Flamengo e Espanyol se entrentaram apenas duas vezes na história dos clubes e o confronto está equilibrado. Cada time venceu um jogo e ambos pelo mesmo placar de 1 a 0.

FlaxCerroPorteno.JPG

Flamengo e Cerro Porteño se entrentaram 6 vezes e o Flamengo é o grande vencedor do confronto. O rubro-negro venceu todos os 6 jogos tendo marcado 25 gols e sofrido 8.

FlaxCosmos1.JPG

Flamengo e o New York Cosmos, se entrentaram apenas duas vezes na história dos clubes sendo uma vitória do Flamengo por 4 a 1 em 1977 e um empate de 3 a 3 em 1982.

FlaxZaragoza.JPG

Flamengo e o Real Zaragoza, se entrentaram apenas três vezes na história dos clubes. O Flamengo leva vantagem no confronto com duas vitórias contra uma do Zaragoza.

FlaxDortmund.JPG

Flamengo e o Borussia Dortmund, se entrentaram apenas uma vez na história dos clubes. A única partida foi disputada em 1996 pela Copa Euro-América e acabou empatada em 1 a 1.

FlaxInterMilao.JPG

Flamengo e Inter de Milão se enfrentaram apenas duas vezes na história dos clubes. A primeira partida foi em 1983 e o Flamengo venceu por 2 a 1. Dez anos depois os clubes voltaram a se enfrentar pelo Torneio de Milão e dessa vez a Inter venceu por 2 a 1.

FlaxJuventus.JPG

Flamengo e Juventus se enfrentaram apenas duas vezes na história dos clubes. A primeira partida foi disputada em 1975 e o Flamengo venceu por 2 a 1. Oito anos depois os clubes voltaram a se encontrar pelo Mundialito de Clubes mas dessa vez a Juventus foi quem ganhou o jogo por 2 a 1.

FlaxBayerLeverkusen.JPG

Flamengo e Bayer Leverkusen se enfrentaram apenas duas vezes na história dos clubes. As duas partidas foram disputadas em 1988, a primeira terminou 1 a 1 e a segunda foi vencida pelo Flamengo por 1 a 0 com gol do Zico.

FlaxArsenal1.JPG

Flamengo e o Arsenal, se enfrentaram em apenas uma vez na história dos clubes foi em 1949. O Flamengo saiu vitorioso do confronto, e com dois gols de Jair e um de Durval venceu o jogo por 3 a 1.

FlaxRealMadrid.JPG

Flamengo e Real Madrid já se enfrentaram em 3 oportunidades, a primeira vez em 1978 com vitória madridista, desde então foram mais dois jogos com 2 vitórias do Flamengo, a última em 1997 por 3 a 0.

FlaxBarcelona.JPG

Flamengo e Barcelona já se enfrentaram em 4 oportunidades sendo a primeira vez em 1962. Desde então foram 3 vitórias rubro-negras e uma do time catalão.

FlaxBenfica1.JPG

O Benfica é o clube português que o Flamengo mais jogou, foram 9 partidas e o rubro-negro leva vantagem no confronto. A primeira partida foi em 1955 e desde então foram 6 vitórias do Flamengo e 3 empates.

Zico

O Flamengo disputou a Taça Libertadores em 9 oportunidades em sua história, sendo que dessas 9 por três vezes o clube rubro-negro teve o artilheiro da competição. Em 1981 Zico foi o artilheiro com 11 gols, em 1984 Tita com 8 gols e em 1991 Gaúcho também com 8 gols.

Nelson

Na história do clube 5 jogadores diferentes marcaram 6 gols em um só jogo, Leônidas, Alfredinho, Dida e Nelson alcançaram esse feito uma única vez, já Zico em duas oportunidades. Além disso Durval é o recordista do Flamengo, foi o único jogador do clube a ter marcado 7 gols em uma só partida.

Nonô

Nonô foi o maior destaque do Flamengo na década de 20 tendo sido o artilheiro do clube na década, com 123 gols em 143 jogos. Fragoso foi o vice artilheiro tendo marcado 62 gols. Nonô ainda foi o artilheiro do clube em 5 temporadas diferentes, de 1921 a 1925.

Pirilo

Pirilo, foi o grande artilheiro rubro-negro na década de 40. Com 204 gols em 236 jogos, Pirilo foi o artilheiro do clube em 6 temporadas diferentes, de 1941 a 1945 e no ano de 1947, tendo assim se tornado o 4º maior artilheiro do clube até hoje.

Zico

Zico é disparado o maior artilheiro do Flamengo em Campeonatos Brasileiros. Ao todo o galinho tem 135 gols marcado pelo Flamengo na competição e vem seguido de Bebeto com 41 gols, Romário com 37 gols e Nunes com 34 gols marcados.

Olympic flag 1.png

A primeira participação Olímpica de um atleta do Flamengo foi nos Jogos de Los Angeles, em 1932. Nesses Jogos três remadores rubro-negros representaram o Brasil, Antônio Rebello Junior, Fernando Nabuco e José Pichler

Superleague Formula

O Flamengo vai disputar em 2009 pelo segundo ano consecutivo a Superleague Formula, competição de automobilismo com times de futebol de todo o mundo. Em 2008 a participação do Flamengo não foi das melhores tendo terminado a competição em 16º lugar.

Petkovic

O meia sérvio Petkovic que jogou no Flamengo de 2000 até 2002 e está retornando esse ano é o oitavo estrangeiro que mais vestiu a camisa do Flamengo com 121 partidas. O sérvio ainda é o quinto maior artilheiro estrangeiro da história do clube com 43 gols.

Placaflabasquete.jpg

Apesar da presença dos clubes paulistas no Nacional de Basquete de 2009, o Flamengo melhorou sua campanha na fase classificação se comparado com o ano passado. Esse ano a equipe rubro-negra alcançou 92,9% de aproveitamento contra 86,4% no ano passado.

Flamengo de 2006

O Flamengo é o clube com melhor retrospecto na Copa do Brasil. Apesar de não ser o clube com mais títulos, duas conquistas, é o clube com o maior número de vitórias na competição e o maior número de gols marcados.

Conquista em 2009

Com a conquista do Campeonato Carioca 2009, o Flamengo se tornou o maior vencedor do Campeonato Carioca com 31 títulos, contra 30 do Fluminense, 22 do Vasco e 18 do Botafogo. Em sua história o Flamengo conquistou pela quinta vez o Tri do Campeonato Carioca.

Libertadores de 1981

O Flamengo em toda a sua história no futebol enfrentou 229 times estrangeiros de mais de 50 países diferentes. Dentre todos esses clubes o Nacional do Uruguai é o que o Flamengo mais enfrentou ao todo foram 23 partidas.

Time de 1996

A vitória do Flamengo na Taça Rio 2009 foi a sétima conquista do clube nesse torneio, o último havia sido conquistado em 2000. O Flamengo é o segundo maior vencedor da competição atrás apenas do Vasco da Gama com 9 títulos.

Basquete 2008

Em 2008 o Flamengo foi campeão Nacional de basquete, com 95% de aproveitamento. O clube perdeu apenas 3 partidas na primeira fase da competição e venceu todas nos playoffs, ao todo foram 28 vitórias em 31 partidas disputadas.

Leônidas

O grande atacante Leônidas da Silva mesmo tendo jogado mais de 100 partidas pelo Flamengo teve uma média de mais de 1 gol por partida. Dentre os maiores artilheiros do clube é o único a ter alcançado essa marca. Leônidas fez 153 gols em 149 jogos disputados.

Zico

Na história do futebol rubro-negro 18 jogadores marcaram mais de 100 gols vestindo o manto-sagrado. Já se considerarmos jogadores com mais de 50 gols o número aumenta para 53. Zico é o maior artilheiro da história do clube com 509 gols marcados.

Basquete

A conquista da Liga Sul-Americana de Basquete 2009 pelo Flamengo foi só mais uma das diversas conquistas internacionais do basquete masculino rubro-negro. A grande equipe do Fla na década de 50 foi também campeã sul-americana em 1953 e 1961.

Zico

Zico o maior ídolo e artilheiro da história do Flamengo, tem a incrível marca de em 33 partidas diferentes ter marcado pelo menos 3 gols em um só jogo. Além disso, desses 33 jogos em duas oportunidades Zico marcou 6 gols em uma só partida.

Time de 1996

Na história da Taça Rio o Vasco é o maior vencedor do torneio com 9 títulos seguido pelo Flamengo com 6 conquistas, Botafogo com 4 e Fluminense com duas. O time rubro-negro venceu a competição nos anos de 1983, 1985, 1986, 1991, 1996 e 2000.

Torcida

Em 2008 a torcida do Flamengo repetiu 2007 e também deu show. Dos 69 jogos com pelo menos 40 mil torcedores em 2007 no país, 19 foram em jogos do Flamengo e dos 10 maiores públicos 5 foram em partidas disputada pelo time rubro-negro. Depois do Flamengo vem o Fluminense com 12 jogos seguido por Cruzeiro e Atlético-MG com 8 cada.

Time 1990

Esse ano o Flamengo vai disputar a Copa do Brasil pela décima quinta vez e vai em busca do terceiro título. O clube conquistou a Copa pela primeira vez em 1990 e a última em 2006 em cima do rival Vasco. O rubro-negro também foi vice em três oportunidades 1997, 2003 e 2004.

Paraguai

Na história do futebol do Flamengo dezenas de estrangeiros marcaram seu nome, em espacial jogadores vindo do Paraguai. Os três "gringos" que mais vestiram a camisa rubro-negra são paraguaios, Modesto Bria, Garcia e Reyes, além disso o maior goleador estrangeiro do Flamengo também é paraguaio Benitez.

Maracanã

Na história do Maracanã o Flamengo já disputou mais de 1800 partidas e está próximo da marca histórica de 1.000 vitórias que deve ser alcançada ainda no Campeonato Carioca desse ano. Atualmente são 994 vitórias, 450 empates e 400 derrotas no estádio.

Basquete

Em 2009 se comemora 50 anos do primeiro título mundial do basquete brasileiro. E aquela grande Seleção campeã no Chile contava com grandes jogadores que foram ídolos também no Flamengo, dentre eles Algodão, Fernando Brobró, Waldir Boccardo, Otto Nóbrega e o técnico Kanela.

Remo 1936

O Remo é o esporte do clube que teve mais representantes em Olimpíadas ao todo 42 remadores rubro-negros diferentes já representaram o Brasil nos Jogos sendo seguido pela Natação com 15 representantes e o Futebol com 14.

Time de 1999

Em 2009 o Flamengo vai em busca do Tri no Campeonato Carioca de futebol. Em sua história o clube já conquistou esse feito em quatro oportunidades, a última em 1999, 2000 e 2001.

Hipismo

Na década de 50 o Flamengo possuia uma forte equipe de hipismo que contava com o maiores cavaleiros do país. Por alguns anos o Flamengo e seus cavaleiros conquistaram diversos títulos, mas na década de 60 o esporte foi extinto do clube e permanece assim desde então.

Time de 2008

A conquista do Campeonato Carioca de Futsal Masculino 2008 foi um título de grande importância na história do clube. Até essa conquista o Flamengo só havia vencido o Campeonato Carioca em uma oportunidade no ano de 2003.

Popeye

O Popeye foi o primeiro mascote do Flamengo, criado na década de 40 pelo argentino Lorenzo Mollas foi escolhido devido a força e a valentia do personagem que além disso possuia uma grande ligação com o mar. Na década de 60 o mascote passa a ser substituido pelo urubu que permanece até os dias atuais.

Icone Flapedia.jpg

No dia 13 de dezembro de 2008 entrava no ar a Flapédia que semana passada completou um ano. A Flapédia foi a primeira enciclopédia online de um clube de futebol no mundo e hoje está perto da marca de 4.000 artigos sobre os mais variados assuntos ligados ao Flamengo.

Zico

Zico é o maior artilheiro do Flamengo em Campeonatos Brasileiros com 133 gols, seguido por Bebeto com 41, Romário com 37, Nunes com 34 e Petkovic com 31 gols.

Autobol

Antes da Superleague Formula o Flamengo já havia disputado uma competição de esportes a motor, foi o Autobol um tipo de futebol com carros disputado na década de 70.

FlaxBotafogo.JPG

Na história dos Campeonatos de Pontos Corridos, o Flamengo nunca perdeu para o Botafogo, os dois clubes se enfrentaram 10 vezes com 5 empates e 5 vitórias rubro-negras.

Mequinho

O Flamengo já teve uma grande equipe de xadrez, inclusive com a presença de grandes atletas como o famoso Mequinho. O auge do esporte no clube foi de 1960 até final da década de 80 quando Flamengo conquistou grandes resultados.

Pólo Aquático

O Pólo Aquático é um dos esportes mais antigos do Flamengo. O esporte começou a ser disputado na década de 10 e junto com o remo e o futebol é um dos mais tradicionais do clube.

Time de 1939

O Flamengo foi o primeiro clube a oferecer "faixas" de campeões aos seus atletas. As primeiras faixas foram idealizadas pelo Grande-Benemérito senhor Hilton Santos e foram entregues aos campeões de futebol no ano de 1939.

José Alves Morais

Na sua história o Flamengo teve dezenas de presidentes ao longo de 112 anos, curiosamente dois desses presidentes eram portugueses, José Alves Morais e Raul Dias Gonçalves.

Natação.JPG

O Flamengo é maior vencedor do Troféu Brasil de Natação, ao todo o rubro-negro da Gávea tem 12 conquistas contra 9 do Pinheiros e 7 do Minas Tênis Clube.

Equipe atual

O Flamengo é o segundo clube que mais conquistou o Campeonato Carioca de Vôlei Masculino, ao todo Fla possui 19 títulos contra 22 do Botafogo e 10 do Fluminense, esse ano o time rubro-negro vai em busca da vigésima conquista.

1981

O Flamengo já disputou em nove oportunidades a Taça Libertadores, sendo a primeira em 1981. Dentre os clubes brasileiros que mais jogaram a competição estão São Paulo e Palmeiras com treze presenças, seguido pelo Grêmio com onze participações.

Equipe de 2008

No mes de outubro começa o Campeonato Carioca de Basquete e o Flamengo vai em busca do tetra campeonato. Caso o time rubro-negro conquiste o título será a maior sequência de vitórias do clube desde o decacampeonato estadual conquistado na década de 50.

FlaxIpatinga.JPG

O Ipatinga é o clube que disputa a Série A 2008 que o Flamengo menos enfrentou na história do seu futebol. Ao todo foram só três jogos sendo que o primeiro aconteceu em 2006 pela Copa do Brasil.

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas