Flapédia:Coisas a não fazer

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

A Flapédia é um projeto cooperativo. Isto significa, obviamente, que só funciona se cada um colaborar construtivamente no seu desenvolvimento. A princípio, a Flapédia terá o seu conteúdo somente criado por moderadores e colaboradores. Mas os visitantes poderão mandar suas contribuições via e-mail. Antes de enviar o seu texto ou artigo, leia as nossas normas de conduta.


Conteúdo

Coisas que nunca devem ser feitas na Flapédia

Nunca copie para a Flapédia material de outras fontes

Sempre cite o autor e a fonte do material publicado na Flapédia. Isso só não é necessário se tiver a autorização expressa do mesmo. Preferencialmente opte por transcrever as idéias de fontes exteriores com as suas próprias palavras. Esta regra só não servirá caso o material usado seja comprovadamente de domínio público.

Não copie o conteúdo integral de um artigo para criar um novo

O conteúdo da Flapédia está sujeito às regras da licença GFDL. No entanto, este ponto visa alertar contra a utilização de um texto integral de um artigo para dar início a um outro com teor similar. A ética deve impedir que um usuário simplesmente renuncie ao trabalho de editar, extraindo o conteúdo de um artigo, efetuar pequenas modificações, e criar assim um novo artigo.

Apesar de não ser ilegal, alguns flapedistas poderão considerar esta atitude como uma clara falta de respeito para com o trabalho de outros e o ceder à lei do menor esforço, sem trazer nada de novo ao projeto da Flapédia. Se um determinado artigo está bem construído e reflete as idéias que gostaria de ver colocadas no seu novo artigo, talvez fosse útil dar conhecimento da sua intenção na página de discussão do artigo de origem. Naturalmente, este alerta não se aplica a pequenas porções de texto ou à tradução de artigos a partir de outros idiomas, sendo que ambas as situações exigem trabalho e esforço.

Não mude da norma brasileira para a portuguesa ou vice-versa

A língua portuguesa, como todas as línguas de dimensão planetária, tem variações regionais importantes. Mas, como acontece nas outras grandes línguas, não existem versões superiores ou inferiores: são apenas diferentes. No caso da língua portuguesa, como todos sabemos, há duas normas escritas: a brasileira, seguida no Brasil, e a portuguesa, seguida em todos os outros países de língua portuguesa.

Esta Flapédia é de língua portuguesa. Ou seja, é de todos os falantes do português, seja qual for a norma que utilizam. Consequentemente, é um ato egoísta e de má educação mudar da norma A para a norma B, porque isso implica uma falta de respeito para com todos os utilizadores da norma A da língua portuguesa.

Um artigo está tão correto se for escrito em português do Brasil, como em português de Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné e Timor-Leste. A mistura das normas num mesmo artigo, no entanto, pode ter resultados um pouco estranhos. Assim, se um utilizador fizer mudanças significativas num determinado artigo escrito na outra norma, é compreensível que edite a parte não alterada para se adequar à parte nova. O que significa realmente "mudanças significativas" cabe a cada um decidir, mas um bom ponto de partida é 50%.

No caso de títulos dos artigos seria útil dar entrada numa das variantes do português e criar um redirecionamento a partir da outra, evitando que seja criado outro artigo com o mesmo título. Isso também possibilita que seja mais fácil a outro falante da língua portuguesa encontrar o artigo da forma como está acostumado.

Não apague. Ao invés, corrija e acrescente

Salvo em casos de violação de direitos de autor, nunca deve apagar informação com que não concorde. Em vez disso, corrija-a e complete-a e, caso lhe pareça que a alteração que se propõe fazer possa levantar polêmica, proponha-a primeiro na página de discussão do artigo em questão.

Isto não significa, naturalmente, que não possa (e deva) mover informação que pense que fica melhor noutro local, ou em página própria.

Também não discuta na própria página dos artigos. Para as discussões existe uma página adequada. Nunca acrescente ideias que não sejam relacionadas ao assunto editado nem coloque ideais ofensivos.

Não se autopromova

Artigos autobiográficos sobre pessoas ou grupos de pessoas (tais como bandas musicais ou grupos de teatro) que, apesar da sua presumível boa vontade e competência, ainda não possuem relevância enciclopédica, não costumam ser bem aceitos pelos usuários da Flapédia. Alguns chegam mesmo a considerar tais artigos como manifestações narcisistas ou de vaidade pessoal. Assim, sugere-se que aguarde até que o seu trabalho possa receber notoriedade pública, talvez através de prêmios concedidos por organizações públicas ou similares, ou através de referências elogiosas provenientes de fontes credíveis e reconhecidas. Lembre-se que a Flapédia não é um repositório de Curriculum vitae.

Nunca faça proselitismo

Não utilize a Flapédia como tribuna para as suas crenças pessoais. A Flapédia é uma enciclopédia, e portanto deve ser um receptáculo de informação o mais objetiva possível. Há espaço para informações sobre absolutamente todos os temas, portanto, não force o leitor a aceitar o seu ponto de vista. Artigos propagandísticos não são bem-vindos e é bom que tenha consciência de que o seu texto propagandístico acabará, mais cedo ou mais tarde, por ser profundamente alterado pelos outros utilizadores, transformando-se em algo que talvez não gostaria de ler.

Por isso, pense bem várias vezes antes de colocar na Flapédia textos abertamente parciais.

Não faça experiências nas páginas normais

Existe uma página própria para fazer experiências a que chamamos Página de testes. Com um lugar tão bom para treinar, para quê estragar o trabalho dos outros Flapedistas, ou criar páginas sem conteúdo, só para fazer experiências?

Não faça publicidade

Nunca utilize a Flapédia para anunciar os seus produtos, os seus serviços, as suas páginas preferidas na web ou o seu canal de IRC. A Flapédia é uma enciclopédia e não uma página de anúncios. Anunciantes que usam a Flapédia para anunciar os seus produtos estão a abusar da enciclopédia e estão a prejudicar o projeto porque pioram a razão sinal/ruído. É muito importante para a credibilidade do projeto que um visitante da Flapédia encontre apenas artigos relevantes.

Não crie páginas de opinião

Sendo uma enciclopédia, os artigos da Flapédia devem conter informações factuais. As pessoas que consultam enciclopédias estão interessadas essencialmente em fatos.

Claro que, em alguns artigos, é necessário escrever sobre opiniões. Nesse caso, não deve publicar as suas idéias, mas apenas as opiniões de autoridades na matéria ou de correntes de opinião importantes. Estas opiniões devem ser sempre atribuídas aos seus autores de acordo com o Princípio da imparcialidade.

Não crie entradas de dicionário

A Flapédia não é um dicionário. O seu objetivo é reunir o conhecimento humano. Cada artigo deve resumir informações sobre um determinado tema. Por isso, não devem ser criadas páginas que se limitam a explicar o significado de uma palavra. Nem todas as palavras correspondem a uma área do conhecimento humano. Por exemplo, a Flapédia não deve ter nenhuma entrada sobre olhar, olhou, ver ou visualizar. E o conteúdo de uma página não deve ter o formato de um dicionário. Se deseja contribuir com entradas de dicionário, use então o projeto irmão, o Wikcionário.

Não assine os seus textos

Como qualquer texto da Flapédia pode ser alterado por qualquer outra pessoa, sendo inevitável que isso aconteça, cada artigo da Flapédia acaba por ter vários autores. Estes autores ficam guardados na base de dados automaticamente, desde que o usuário esteja registrado. A lista de autores de cada artigo pode ser consultada no seu histórico. Por esses motivos, não assine as suas contribuições no artigo.

Não carregue imagens sem informação mínima

Quando uma imagem for carregada para a Flapédia, deve conter certas informações mínimas:

  • Autor
  • Origem (ou fonte)
  • Uma marca (tag) de licença livre, implicando que a imagem poderá ser utilizada por terceiros sem restrições. Isto inclui o uso comercial. Assim, a utilização de materiais de uso educativo (fair use) não é aceita na Flapédia de língua portuguesa, pois existem restrições ao seu uso comercial.

Uma pequena descrição da imagem é fortemente aconselhada, mas não é obrigatória.

Nota importante: Imagens sem essas informações mínimas são sistematicamente apagadas.

Não escreva artigos usando apenas letras maiúsculas

O uso exclusivo de letras maiúsculas num artigo prejudica sua leitura além de significar "gritaria" no "internetês", o que pode ser considerado 'má educação'.

Não escreva em "internetês" e evite gírias

A Flapédia é uma enciclopédia escrita em português vernacular e culto, portanto não utilize vícios de linguagem da Internet, tais como "aki" (aqui), "vc" (você), "k" ou "q" (que) e "lol" (risos).

Evite também utilizar palavras ou expressões que estão em lista de gírias ou em expressões idiomáticas.

Não edite comentários alheios

Nunca edite comentários alheios em páginas de discussão, mesmo se encontrar erros ortográficos ou de digitação. Procure falar ao usuário, alertando-o para que ele mesmo corrija seus erros. Não é autorizada a edição de comentários alheios. Em caso de reincidência isso será considerado vandalismo.

Cuidado ao alterar páginas de usuários

Pense duas vezes antes de alterar uma página de usuário. Somente altere o que for imprescindível, tal qual a correção de um atalho. Considere a possibilidade de sugerir a ele(a) a alteração em mente, enviando uma mensagem para a página de discussão dele(a).

Vocabulário

  • Não insulte.
  • Não agrida.
  • Não use palavras de baixo calão (de má educação).
  • Não faça apologias.
  • Não use gírias.
  • Não ofenda ninguém.
  • Não use expressões regionais, pois elas podem não ser compreendidas por todos.

Direito ao voto

Na Flapédia estão sempre acontecendo votações e discussões sobre os mais variados assuntos das quais você pode e deve participar. No entanto, no que ao voto diz respeito, apenas o poderá fazer quando totalizar no mínimo 100 edições válidas no Domínio Principal (artigos) e o seu registro tiver sido feito 45 dias antes do início da votação em causa.

Páginas de discussão

Para facilitar a compreensão das discussões, sugere-se que todo o novo comentário seja inserido sempre no final da discussão ou no final da respectiva seção.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas