Flamengo x Rio Pan - Final do Campeonato Carioca de 2006

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

História

Jogadores comemoram em quadra - Jornal dos Sports

Campeão do em Campeonato Estadual Masculino de Basquete de 2005, com uma grande vitória sobre o favorito Telemar, o Flamengo entrou em quadar no campeonato de 2006 como grande favorito a conquista do bi. Comandado por Olivinha, o Rubro-Negro fez uma grande campanha e conquistou de maneira invicta o título da competição.

Nas semi-finais, o Fla passou fácil pelo Macaé, e chegou à decisão para enfrentar o Rio/Pan 2007, que tinha no elenco nomes como Ricardinho, ex-Flamengo, e Josuel. Já o time da Gávea tinha como principais jogadores o ala Olivinha, o armador Fred e o pivô Gema.

Na primeira partida da decisão, a equipe do técnico Paulo Chupeta venceu com tranquilidade. Foram 19 pontos de diferença, e o placar de 93 a 74. No entanto, o segundo jogo, foi muito mais difícil e emocionante. Foram necessárias duas prorrogações até a torcida rubro-negra, que lotou o ginásio do Club Municipal, poder soltar o grito de "Bicampeão". No fim, 95 a 89, e o trigésimo segundo título estadual do Clube na modalidade.

O Jogo

Em uma partida de duas prorrogações, o Fla bateu o Rio Pan por 95 a 89 e sagrou-se bicampeão estadual de basquete, fechando o playoff final em 2 partidas a zero. A vitória deu não só o bicampeonato ao Flamengo, como também o 32º título rubro-negro da competição, com um sabor especial. Foram 20 jogos e nenhuma derrota sequer. Uma campanha invicta, coroada com uma festa da torcida que invadiu a quadra e comemorou com os jogadores.

Foi uma partida com todos os ingredientes de uma decisão. E começou melhor para o Rio/Pan. Ricardinho e Betão, inspirados, acertavam as finalizações, e garantiram uma grande vantagem para a equipe. 26x16 no primeiro quarto. No entanto, o Flamengo não se abateu. Com mais tranquilidade na segunda etapa, Olivinha e Gustavo entraram de vez no jogo, e ajudaram o Rubro-Negro a encostar no placar, deixando em 38x40.

No terceiro quarto, as duas equipes subiram de produção, ainda mais na defesa. O Flamengo, no entanto, não conseguia passar a frente do placar. A equipe tinha excesso de vontade, tentava, e o grande calor do ginásio inflamava os ânimos dos jogadores de ambos os times. Com grande atuação de Diguinho, posteriormente, o Fla finalmente conseguiu abrir vantagem. No entanto, no finalzinho da partida, o Rio/Pan empatou. 70x70. Mas, em contra-ataque mortal, o Flamengo quase virou o jogo. Ou melhor, virou, porém a cesta foi anulada, já que o relógio já tinha estourado.

Então, prorrogação. O Fla chegou novamente perto da conquista. Passou a frente alguns segundos antes do final da quinta etapa, mas o Rio/Pan empatou. Nova igualdade: 80 a 80. Nova prorrogação. E aí foi a hora de camisa rubro-negra pesar e fazer a diferença. Olivinha, Gema, Fred e Diguinho comandaram a reação, e levaram o Fla à vitória por 95 a 89.

Ficha Técnica

FLAMENGO 95 x 89 Rio/Pan 2007
2º Jogo da Final do Campeonato Carioca 2006

Local: Club Municipal, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21/12/2006
Cestinha: Olivinha, com 23 pontos

FLAMENGO: Diguinho, Gustavo, Olivinha, Gema, Fred, Olívia, Coloneze e Léo - Técnico: Paulo Chupeta.

RIO PAN 2007: Fernando, Ricardinho, William, Josuel, Betão, Diogo, Guilhreme e Douglas - Técnico: Marquinhos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas