Flamengo Tricampeão Carioca 99/00/01

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Página com informações sobre a equipe do Flamengo que venceu o Campeonato Carioca nos anos de 1999, 2000 e 2001.

Conteúdo

História

Gol de Pet em 2001 - Lancenet

Três finais, dois gols de falta, um rival, e o quarto tricampeonato estadual de futebol da história do Flamengo. De Rodrigo Mendes, em 1999, a Petkovic em 2001, um show rubro-negro contra o arqui-rival Vasco da Gama, em três finais seguidas do Campeonato Carioca com os três troféus indo para a Gávea.

Comandado por Romário e Athirson, o Fla conquistou o primeiro o título em 1999 com um gol de um coadjuvante. O meia Rodrigo Mendes, em cobrança de falta rasteira, aos 32 minutos, surpreendeu o goleiro Carlos Germano, do Vasco, e abriu o placar para o Rubro-Negro, que como tinha empatado o primeiro jogo em 1x1, conquistou o troféu. Foi só festa para a torcida do Flamengo, que ainda viria a comemorar o título da Copa Mercosul no mesmo ano.

No ano seguinte, em 2000, com Romário jogando do outro lado, e após tomar uma goleada de 5x1 para o Vasco da Gama, na final da Taça Guanabara, o Fla não se abateu, venceu a Taça Rio, e chegou à final do Campeonato Carioca contra o arqui-rival, que era o favorito, e que depois viria a conquistar a Copa Mercosul e o Campeonato Brasileiro daquele ano.

Mas, o favoritismo dos cruzmaltinos foi por água abaixo logo no primeiro jogo da final. Com gols de Athirson, Fábio Baiano e Beto, o Flamengo fez 3x0 e colocou uma das mãos na Taça. A confirmação veio no jogo seguinte, com uma vitória por 2x1, com gols de Tuta e Reinaldo, que decretaram o bicampeonato rubro-negro.

Em 2001, o tri veio com a coroação do iugoslavo Petkovic. Após vencer a Taça GB em uma disputa de pênaltis emocionante contra o Fluminense, o Flamengo chegou a mais uma final de Campeonato Carioca. O adversário? O Vasco da Gama, que estava com o Rubro-Negro engasgado desde 1999. E, não foi dessa vez que a equipe de Eurico Miranda conseguiu se desengasgar. Mesmo vencendo o primeiro jogo da final por 2x1, os vascaínos não conseguiram levar o caneco para São Januário. Tudo por causa da dupla Petkovic e Edílson.

Com dois gols do artilheiro do campeonato, Edílson, o Fla vencia a partida por 2x1 até os 43 minutos do segundo tempo. O placar dava o título ao Vasco, e a torcida cruzmaltina já comemorava, quando o árbitro Léo Feldman marcou falta para o Flamengo. Com muita categoria, Pet cobrou o tiro livre com perfeição e fez explodir a torcida rubro-negra, maioria no Maracanã e em todo o Brasil. 3x1, e a certeza de mais um título em cima do rival. Uma sequência inesquecível de títulos para todos os torcedores do Flamengo.

O Elenco

Os Campeões de 1999 - Revista Placar

1999

Clemer
Pimentel
Luís Alberto
Fabão
Athirson
Jorginho
Leandro Ávila
Fábio Baiano
Beto
Rodrigo Mendes (Maurinho)
Romário (Caio)

Os Bicampeões - 2000 - FlaEstatística

2000

Clemer
Maurinho
Juan
Fabão
Mozart
Leandro Ávila (Lúcio)
Rocha
Fábio Baiano (Rodrigo Mendes)
Iranildo (Beto)
Reinaldo
Tuta

Os Tricampeões de 2001 - Gazeta Esportiva

2001

Júlio César
Alessandro (Maurinho)
Fernando
Juan
Cássio
Leandro Ávila
Rocha
Beto (Jorginho)
Petkovic
Reinaldo (Roma)
Edílson

Ver Também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas