Flamengo Campeão Brasileiro 1992

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Página com informações sobre a equipe do Flamengo que venceu o Campeonato Brasileiro no ano de 1992.

História

Drible inesquecível de Júnior em Renato na Final - Jornal dos Sports

A consagração do experiente Maestro Júnior, o Vovô Garoto, e de então jovens talentos do futebol brasileiro, como Gaúcho e Zinho, se deu na conquista do Campeonato Brasileiro de 1992, pelo Flamengo, que se tornou o maior vencedor da história da competição, com cinco títulos.

O time da Gávea ficou apenas em quarto lugar durante a primeira fase da competição, classificando-se, portanto, para o Grupo 1 da segunda fase. Nesta etapa, ficou em primeiro lugar, e garantiu vaga para enfrentar o Botafogo, campeão do Grupo 2, na final do Campeonato, fazendo a segunda final entre times cariocas na história do Brasileirão.

Com um elenco formado essencialmente por jogadores revelados nas divisões de base, o Rubro-Negro chegou à final com muita desconfiança, principalmente por ainda ter como grande craque o já experiente Júnior. E, além disso, por ter melhor campanha, o Botafogo entrava com a vantagem de dois empates nas partidas finais.

Tudo isso foi por água abaixo logo no primeiro jogo da decisão. Em 12 de julho de 1992, o Fla deu um baile nos alvinegros, e com uma grande atuação fez 3x0, ainda no primeiro tempo, com gols de Júnior, Nélio e Gaúcho. Com isso, precisou apenas empatar em 2x2 no segundo jogo, em 16 de julho, para sagrar-se pentacampeão brasileiro, diante de 122 mil pessoas, que além do título, assistiram a uma jogada imortalizada no futebol brasileiro: o drible do Vovô Garoto que deixou Renato Gaúcho sentado em campo.

Porém, nem tudo foi festa neste dia. Durante o jogo da preliminar, uma grade da arquibancada do Maracanã cedeu, provocando a queda de centenas de torcedores do Flamengo para o anel inferior, e a morte de 3 pessoas. A partir daí, o estádio foi reformado e nunca mais recebeu um público tão grande.

O Elenco

Goleiro: Gilmar

Lateral-Direito: Charles
Zagueiro: Wilson Gottardo
Zagueiro: Gelson
Lateral-Esquerdo: Piá

Volante: Fabinho
Volante: Uidemar
Meia: Júnior
Meia: Zinho

Centroavante: Gaúcho
Centroavante: Júlio César

Técnico: Carlinhos
Outros Jogadores: Roger, Júnior Baiano, Rogério, Djalminha, Paulo Nunes, Nélio, Marcelinho Carioca, Toto e Zé Ricardo.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas