Flamengo 2x1 Vasco da Gama - Final do Campeonato Carioca de 1981

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

História

A partir de maio, o Flamengo inicia a disputa de dois campeonatos simultâneos. O Campeonato Estadual e a Taça Libertadores da América. A maior novidade ficou por conta do uniforme. O time volta a usar calções brancos e meias rubro-negras. A camisa é a mesma, com listras largas. O time estréia no Estadual vencendo o Serrano por 2 x 0, o mesmo time que tirara do Flamengo a possibilidade do tetra no ano anterior. O time consegue muitas vitórias no Estadual e se torna o campeão do primeiro turno.
O Vasco se sagra campeão do segundo, e no terceiro turno, o Flamengo volta a jogar com seu time titular e consegue muitas vitórias e acaba por conquista o terceiro turno do Estadual, o que lhe dava uma grande vantagem para a final contra o Vasco, pois além de ganhar dois turnos, também tinha ganho o maior número de pontos em todo o campeonato. Ao Flamengo bastaria um empate para ser campeão. Se perdesse, ainda assim jogaria por novo empate. Caso perdesse de novo, jogaria um terceiro jogo em igualdade de condições.

O Jogo

O Vasco da Gama havia conseguido vencer os dois jogos anteriores da final contra o Flamengo. Mas como o time da colina entrou na decisão com uma grande desvantagem, precisava de outro bom resultado no terceiro jogo da final. Mas foi o Flamengo que saiu na frente no ultimo jogo, marcando o primeiro depois do cruzamento, Nunes cabeceou a bola bateu em Zico e sobrou para Adílio que fez 1 x 0. Mas a vantagem do Flamengo se ampliaria, 4 minutos depois Nunes fez 2 x 0 com gol de fora da área encobrindo o goleiro vascaíno.

A torcida rubro-negra fazia a festa pois a vitória dava o título ao Flamengo, então a partir daí comecaria uma corrida contra o tempo da equipe cruzmaltina que precisava empatar se quisesse se sagrar campeã. O Vasco consegue diminuir aos 38 do segundo tempo, botando mais emoção ainda no clássico e aumentando a pressão vascaína.

Nesse momento entrou em campo Roberto Passos Pereira, o ladrilheiro, torcedor do Flamengo que começou a correr dentro do campo de um lado para o outro com o intuito de esfriar os jogadores vascaíno, que se irritaram e o lateral Gilberto chegou a agredir o torcedor. Mas depois de 5 minutos de paralização o jogo recomeça e nada de importante acontece, após 4 minutos de acréscimo o juiz termina o jogo e o Flamengo se sagra campeão carioca do ano de 1981, sete dias depois o clube seria campeão mundial em cima do Liverpool.

Vídeo

{{#ev:youtube|1jjLj_SOpnk}}

Ficha Técnica

06/12/1981- Maracanã
Flamengo 2x1 Vasco da Gama
Juiz: Alvimar Gaspar dos Reis ;
Público: 169.989;
Gol: Adílio, 20'/1ºT, Nunes 24'/1ºT e Ticão (VAS) 38'/2ºT
Flamengo: Raul, Nei Dias, Marinho, Mozer e Junior (Figueiredo); Andrade, Aílton e Zico , Lico (Chiquinho); Nunes e Leandro. Técnico: Paulo César Carpegiani

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas