Flamengo 1x0 São Paulo - Final da Copa dos Campeões Mundiais de 1997

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

História

Júnior Baiano recebe o troféu de melhor jogador da final


O ano de 1997 não vinha sendo muito feliz para o torcedor rubro-negro, apesar de o Flamengo ter terminado com a honrosa 5ª colocação no Campeonato Brasileiro, que foi vencido pelo Vasco. O clube não conseguiu bons resultados no Campeonato Carioca, além de ter perdido a Copa do Brasil dentro do Maracanã, na final contra o Grêmio. No entanto, o Rubro-Negro conseguiu pelo menos um título de grande destaque na temporada: A Copa dos Campeões Mundiais, que reuniu um quarteto de respeito em sua disputa.

Em uma grande partida na cidade de Brasília, a equipe da Gávea conseguiu bater o São Paulo, vingando-se da final da Copa dos Campeões Mundiais do ano anterior, quando o Tricolor havia batido o Fla pelo placar de 2x1. Desta vez, quem levou a melhor foi o Rubro-Negro. Com gol do meia Iranildo, o time fez uma grande partida e conquistou a importante competição, organizada pelo SBT.

O Jogo

Jogadores dão a volta olímpica após a conquista

Depois de empatar em 0x0 com o Santos e em 2x2 com o São Paulo, o Flamengo garantiu a sua ida à decisão da Copa dos Campeões Mundiais de 1997 ao bater o Grêmio, por 4x2, na última rodada da fase de classificação da competição. O atacante Lúcio foi o grande nome daquela partida, que levou o Rubro-Negro a enfrentar novamente o São Paulo, reeditando a final do ano anterior, quando os paulistas levaram a melhor.

Em um jogo muito disputado, que aconteceu no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o time do Fla não se abateve pela temporada ruim que havia feito e tampouco pelo favoritismo são-paulino. Comandado pelo técnico Sebastião Rocha, o elenco, que era muito aquém dos grandes times da história do rubro-negro, se superou, e conquistou o título.

O único e heróico gol da partida saiu aos 40 minutos do primeiro tempo. O meia Iranildo, o Chuchu, fez jûs à camisa número 10 que trajava, e marcou o tento que deu a taça ao Flamengo, que conquistou seu primeiro título oficial naquele ano, após bater na trave na Copa do Brasil e após conquistar títulos pouco expressivos, como o Torneio Quadrangular de Brasília e a Taça Cidade de Juiz de Fora (MG).

O grande destaque da partida foi o zagueiro Júnior Baiano. Sua virilidade e combatividade na zaga impediram que o São Paulo conseguisse ter sucesso diante da defesa rubro-negra. Tanto esforço foi recompensado com o troféu de melhor jogador da decisão, ao final da partida.

Ficha Técnica

Os campeões rubro-negros

SÃO PAULO 0x1 FLAMENGO
Final da Copa dos Campeões Mundiais 1997

Local: Mané Garrincha, Brasília
Data: 01/07/1997
Público: 15.002
Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (PE)

Gol:' Iranildo aos 40' do 1º tempo
Cartões Amarelos: Jamir(FLA), Rogério Pinheiro, Axel e França(SPFC)

SÃO PAULO: Paulo Sérgio, Cláudio, Bordon, Rogério Pinheiro e Serginho; Axel, Belletti, Luís Carlos e Denílson (Adriano); Dodô e Aristizábal (França). Técnico: Darío Pereyra.

FLAMENGO: Júlio César, Fábio Baiano, Júnior Baiano, Fabiano e Gilberto; Jamir, Jorginho, Evandro e Maurinho; Iranildo e Lúcio. Técnico: Sebastião Rocha.

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas