Edmundo Alves de Souza Neto

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Biografia

Edmundo dá entrevista com a camisa do Fla

Edmundo Alves de Souza Neto (Niterói - RJ, 2 de Abril de 1971) é um polêmico ex-jogador que atuou por diversos clubes do país. Conhecido por sua habilidade proporcional á sua indisciplina e destempero, Edmundo foi revelado e é ídolo do maior rival do Fla: o Vasco da Gama.

Apesar de ser dono de uma carreira bastante vitoriosa, o craque foi claramente atrapalhado pelos seus problemas pessoais, sem jamais conseguir se firmar no status de grande ídolo nacional.

Em 1995 depois de desentendimentos com Vanderlei Luxemburgo, então técnico do Palmeiras, o jogador teve uma das maiores oportunidades da sua carreira ao atuar no famoso time de centenário do Flamengo. Naquele ano, o clube da Gávea conseguiu unir em uma só equipe as três maiores sensações ofensivas do momento: Sávio, revelação absoluta, Romário, que havia sido o destaque da seleção brasileira no ano anterior quando conquistou-se o tetracampeonato e o próprio Edmundo. Ficando este ataque conhecido como: O Ataque dos Sonhos.

O atleta foi recebido na Gávea com pompa de estrela e teve direito inclusive á desfile com carro aberto. Em campo a história foi diferente Edmundo até correspondeu ás expectativas e conseguiu marcar 7 gols em vinte e três partidas, mas confrontou seu ego com Romário por diversas vezes e acabou prejudicando o entrosamento da equipe. Mais tarde o instável meia-atacante brigou com a diretoria do Mais Querido do Brasil e foi negociado com o Corinthians.

Com passagem em diversos clubes o Animal atuou em 2007 pelo Palmeiras onde havia feito história anos antes, e posteriormente foi contratado pelo Vasco da Gama. No clube da colina, Edmundo foi rebaixado á segunda divisão do Campeonato Brasileiro no ano de 2008, e ao fim do certame, anunciou sua aposentadoria dos gramados.

Edmundo também atuou pela Seleção Brasileira entre 1992 e 2000, quando disputou 32 partidas fazendo 12 gols. Participou da Copa do Mundo de 1998. Após deixar os gramados, tornou-se comentarista esportivo na TV Bandeirantes.

Curiosidades

Edmundo faz gesto obsceno para a torcida do Vasco
  • Apesar de sempre ter se cruzado com Romário na sua carreira, Edmundo é um dos grandes desafetos do Baixinho. As farpas começaram ainda nos tempos do Flamengo, quando os dois disputavam o ego, e acabaram confessando sua parcela de responsabilidade no fracasso daquela equipe. Um dos episódios mais cômicos da briga, se deu no Vasco da Gama no ano de 2000 quando Edmundo se referiu pejorativamente á Romário como príncipe e ouviu o ex-atacante chamá-lo bobo da corte.
  • Ainda sobre as farpas entre os dois jogadores. Deve-se ressaltar que nem sempre foi assim. Na chegada de Edmundo ao Fla, a dupla tinha até um rap que entre outras coisas, dizia: "Com Bad Boys (modo com eram tratados) no seu time, já pode comemorar".
  • Uma das cenas antológicas de Edmundo foi registrada em 29 de Outubro de 1995 no penúltimo jogo do Animal, que coincidentemente aconteceu contra o time á quem sempre ofereceu juras de amor: o Vasco da Gama. Ao ser substituido Edmundo que ouvira intensas vaias da torcida vascaína, não se mostrou preocupado em fazer um gesto obsceno para a torcida do clube de São Januário, deixando em êxtase a massa rubro-negra que assistia á partida.
  • Mesmo não sendo grandes amigos, Romário se envolveu numa confusão generalizada ao sair em defesa do Animal numa partida entre Flamengo e Vélez Sarsfield.
  • Na época em que atuava pelo Flamengo, Edmundo se envolveu num acidente automobílistico e foi responsabilizado pela morte de três pessoas, por tal, Edmundo chegou a cumprir pena em regime semi-aberto, atualmente o jogador responde ao processo em liberdade.
  • Edmundo confessou recentemente em entrevista a gazeta Globoesporte.com que seu filho é rubro-negro.
  • Na Copa do Mundo de 1998, Edmundo atuaria no lugar de Ronaldo na finalíssima contra a seleção francesa, pois haviam indícios de que o atacante titular não passava bem. A notícia foi recebida com pesar, pois mesmo sendo Edmundo um craque, Ronaldo era considerado um fenômeno. No final das contas, o ex-jogador do Barcelona foi á campo e o Brasil perdeu por 3 a 0. Adiando o sonho do pentacampeonato.

Dados

Nome Completo: Edmundo Alves de Souza Neto
Apelido: Animal
Dia do Nascimento: 2 de Abril de 1971
Local: Niterói (RJ)
Posição: Meia-Atacante

Nº de Jogos: 23
Nº de Gols: 9

1° Jogo: 27 de Julho de 1995 (Flamengo 1x1 Guarani) - 1 gol

Histórico

Anos Time
1990-1992 Vasco da Gama
1993-1995 Palmeiras
1995 Flamengo
1996 Corinthians
1996-1997 Vasco da Gama
1998-1999 Fiorentina - Itália
1999-2000 Vasco da Gama
2000 Santos
2001 Napoli - Itália
2001 Cruzeiro
2002 Tokyo Verdy - Japão
2003 Urawa Red - Japão
2003 Vasco da Gama
2004 Fluminense
2005 Nova Iguaçu
2005 Figueirense
2005-2007 Palmeiras
2008 Vasco da Gama
1992-2000 Seleção Brasileira

Títulos

Seleção Brasileira

  • Copa América: 1997

Vasco da Gama

Palmeiras

Prêmios

Estatísticas

Ano Jogos Gols Marcados Assistências Cartão Amarelo Cartão Vermelho
1995 23 9 0 0 0

Links Externos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas