Carlos Eduardo Marques

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Biografia

Carlos Eduardo

Carlos Eduardo Marques, (Ajuricaba - RS, 18 de Julho de 1987), é um meia canhoto contratado como grande reforço do Flamengo para a temporada de 2013, sendo a principal aposta do grupo liderado pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello. Na sua apresentação, Carlos Eduardo vestiu a mística camisa 10 imortalizada por Zico. O jogador veio por empréstimo do Rubin Kazan, da Rússia, por 18 meses.

Cadu iniciou sua trajetória no futebol indo para Porto Alegre e integrando as categorias de base do Grêmio aos 14 anos. Em 2007, passou para o time profissional e teve um início promissor. Foi considerado o craque do Campeonato Gaúcho daquele ano tendo marcado dois gols em uma das finais contra o Juventude. Participou também da campanha do time na Copa Libertadores da América 2007, com o tricolor gaúcho sendo vice-campeão.

Ainda na mesma temporada, integrou a Seleção Brasileira Sub-20 no Campeonato Mundial da categoria, disputado no Canadá, em um time que contava também com os ex-rubro-negros Renato Augusto e David Braz. O selecionado acabou eliminado nas oitavas-de-final. Em agosto, foi vendido ao Hoffenheim, da Alemanha.

O time alemão tentava, naquela temporada, o acesso à primeira divisão do certame local, a tradicional Bundesliga. Carlos Eduardo mais uma vez se destacou e ajudou a equipe a atingir seu objetivo com o vice campeonato da segundona alemã. De quebra, o meia foi eleito o melhor driblador da competição. Na temporada 2008-2009, o Hoffenheim surpreendeu os adversários e foi o campeão do primeiro turno. Uma campanha histórica.

Sem o mesmo fôlego na segunda parte do Campeonato Alemão, o time terminou a disputa na 7ª posição, uma colocação respeitável para um recém-promovido da Segunda Divisão. Carlos Eduardo, em ascensão na carreira, se tornou o principal armador do time e deu várias assistências para os companheiros marcarem.

O ano de 2009 foi especial para o jogador: ele ganhou a primeira chance de vestir a camisa da Seleção Brasileira ao ser convocado por Dunga para um amistoso contra a Inglaterra. Ele também foi convocado por Mano Menezes, em 2010, tendo inclusive utilizado a camisa 10 em duas oportunidades, a mesma consagrada por Pelé e Zico. Carlos Eduardo fez 6 partidas pelo scratch canarinho, mas não marcou nenhum gol.

Voltando à sua carreira pelos clubes, o meia foi vendido ao Rubin Kazan, da Rússia, em agosto de 2010. Logo em sua estreia marcou dois gols e deixou ótima impressão nos russos, certos de que haviam feito um bom negócio. No entanto, no mês de novembro, ele sofreria uma grave lesão no joelho direito. Com complicações e uma demorada recuperação, ele só voltaria a jogar dois anos depois. Na sua volta, ainda teve de correr atrás de uma vaga no time, pois ficou sem espaço no esquema montado pelo técnico. Em 28 meses no futebol russo, Carlos Eduardo jogou apenas 13 vezes.

Tratando da lesão em Porto Alegre, o jogador teve seu nome envolvido em negociações com clubes como Grêmio, Internacional, Santos e Fluminense. Após uma longa e arrastada novela, o meia foi anunciado como grande contratação do Flamengo no dia 24 de janeiro de 2013. Após apresentação de estrela, foi entregue à comissão técnica de Dorival Júnior para efetuar a preparação para a temporada.

Em aproximadamente um ano e meio de Flamengo, Carlos Eduardo disputou 49 partidas com a camisa rubro-negra e marcou apenas um gol contra o Cruzeiro. Do total de jogos, o meia participou de apenas três nos 90 minutos. Foi substituído 34 vezes. O meia nunca se firmou e ficou devendo em suas apresentações. Com um salário de R$ 538 mil, custou cerca de R$ 11 milhões aos cofres do clube. Rescindiu em maio de 2014 e voltou ao seu time de origem, o Rubin Kazan.

Dados

Nome Completo: Carlos Eduardo Marques
Data do Nascimento: 18 de Julho de 1987
Local: Ajuricaba - RS
Posição: Meia
Altura: 1,70 m
Peso: 64 kg

1º Jogo: 17 de Fevereiro de 2013 (Flamengo 1x0 Botafogo)

Histórico

Anos Time
2001-2007 Grêmio
2007-2010 Hoffenheim - Alemanha
2010-2012 Rubin Kazan - Rússia
2013-2014 Flamengo
2009-2010 Seleção Brasileira

Títulos

Flamengo

Trofeu copadobrasil.png Trofeu 1.jpg Trofeu G.png

Grêmio

  • Campeonato Gaúcho: 2007

Estatísticas

Ano Jogos Gols Assistências Cartão Amarelo Cartão Vermelho
2013 33(9) 1 0 0 0
2014 4(3) 0 0 0 0
Total 49 1 0 0 0


Links Externos

Ver Também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas