Autobol

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa
Flu x Vasco

Conteúdo

Introdução

História

Equipe do Flamengo

A idéia e a iniciativa do Autobol partiu de um médico, o Dr. Mário Marques Tourinho. Muito ligado ao futebol profissional, era diretor do serviço médico do América Football Clube, do Rio — um dos mais antigos do Brasil, constituído em 18 de setembro de 1904, portanto centenário.

No final dos anos 1960, o Dr. Tourinho, um admirador do automobilismo, fazia parte da Associação Carioca de Volantes de Competição, como médico da entidade. Era natural o seu envolvimento com corridas e pilotos. Era amigo de todos e sua presença no Autódromo de Jacarepaguá era constante.

Um dia ele saiu com a idéia do autobol e ficamos meio cépticos, mas incentivamo-o a tocar a idéia adiante. E assim foi, ele conseguiu convencer os principais clubes de futebol a abraçarem a idéia. Formaram-se as equipes (quatro carros) do Flamengo, Botafogo, Vasco da Gama, Fluminense e América. Os jogos eram realizados principalmente no campo do América, cujo gramado estava destruído e aguardava reforma e no Campo do Colégio Santo Inácio, em Botafogo.

Em 1974 com a crise de energia o governo proibiu esporte automobilisticos no país e o Autobol foi extinto.

Campeonato Estadual

O Campeonato Estadual foi disputado em 1974 e em 1975.

Os carros tentavam acertar uma bola de 1,20 metro e 12 quilos em gols oficiais de futebol, que mede 7 x 2,3 metros. Usava-se muito o Dauphine que, além de barato — os primeiros haviam surgido em 1959 — tinha a vantagem do câmbio de três marchas, com a ré e a primeira no mesmo canal, o que facilitava as necessárias e sucessivas manobras.

Claro que, como se observa na foto, os automóveis acabavam bem amassados, mas o desporto era muito divertido. Em 17 de Novembro de 1974 o Botafogo sagrou-se campeão estadual de autobol ao derrotar o Fluminense por 3 a 1 no campo dos Funcionários do Horto Florestal. O Botafogo venceu o terceiro turno e ganhou invicto as três etapas da competição. O clube marcou 32 gols e levou 13.

Atletas

Ver também

Parte do conteúdo deste artigo foi retirado das seguintes fontes:
www.obvio.ind.br
Se tiver interesse em tirar o seu conteúdo deste artigo, mande um email pros nossos Colaboradores
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas