André Gustavo Richer

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa
André Gustavo Richer

Conteúdo

Introdução

André Gustavo Richer foi um atleta de remo e presidente do Flamengo.

Nome muito querido e respeitado dentro da Gávea, foi presidente do Flamengo em 1969, 1970, 1971 e 1972.

Biografia

Nascido em Visconde do Rio Branco - MG em 1928 e formado em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara, André Richer ocupou diversos cargos de destaque nos setores público e privada. Foi diretor de remo entre 1953 e 1955 e vice-presidente entre 1957 e 1959. Também foi vice-presidente do Conselho Assessor na gestão de Fadel Fadel, membro do Conselho Fiscal na mesma gestão e na de Veiga Brito e presidente do Conselho Deliberativo.

De 1990 a 1995, presidiu o Comitê Olímpico Brasileiro.

Remo

André chegou a tentar a carreira de jogador pelo Ribeiro Junqueira de Leopoldina, em Minas Gerais, mas acabou sendo mesmo remador pelo Flamengo por 18 anos. No oito-sem, fez parte do “Transatlântico de Luxo”, uma guarnição do Flamengo que ganhava tudo, treinada por Rudolf Keller. A guarnição ficou invicta por três anos seguidos e foi campeã sul-americana em 1954. A guarnição era: José de Carvalho Filho na voga, David Stone Sharp, Claudio Veiga de Britto, José Soares, Ronaldo Duncan Arantes, André Gustavo Richer, Sérgio Martins, Osmar Antonio Haas e o timoneiro Antenor Barbosa dos Santos. Ganhou cinco títulos brasileiros, oito campeonatos cariocas, dois sul-americanos e um título dos Jogos Luso-Brasileiros. Participou ainda de dois Jogos Pan-Americanos.

Chegou a ser remador do Vasco da Gama em 1950, após um desentendimento com o presidente Gilberto Cardoso.

Olimpíadas

André Richer participou das Olimpíadas de Melbourne em 1956.

Resultados

Flamengo

Foi eleito presidente em 15 de Março de 1969, derrotando Antônio Moreira Leite, e reeleito em 16 de Março de 1971, como candidato único. Apesar de nos dois primeiros anos de seu mandato o clube não obter conquistas no futebol, no terceiro ano à frente do clube, o Flamengo ganhou o Campeonato Carioca de 1972 e, no ano seguinte, em 1973, o bicampeonato da Taça Guanabara.

Realizou algumas obras de reforma e melhoria das dependências da Gávea. Nos esportes amadores, o Flamengo não teve bom desempenho.

Mandatos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas