2008

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História do Clube de Regatas do Flamengo

Décadas:
Década de 90 - Década de 00 - Década de 10

Anos:
2006 - 2007 - 2008 - 2009 - 2010


Conteúdo

Esportes

Futebol

No futebol o Flamengo tem o melhor começo de temporada desde 1982 quando venceu as seis primeiras partidas em competições oficiais no ano, terminando em primeiro no Grupo A da Taça Guanabara 2008. Após passar pelo Vasco da Gama nas semi-finais, conquistou o título em cima do Botafogo. Garantindo a sua vaga na final do Campeonato Carioca.

Assim como em 2007 o Campeonato Carioca foi decidido entre Flamengo e Botafogo, mas dessa vez com menos confusão, o Mengão não deu chances ao alvinegro e venceu as duas partidas.

Na Taça Libertadores o rubro-negro se classifica em primeiro no seu grupo e em segundo na classificação geral, nas oitavas o clube enfrentaria o América-MEX. Na primeira partida o Fla venceu o clube mexicano fora de casa por 4x2 e na volta, na despedida do técnico Joel Santana, que iria comandar a Seleção da África do Sul, o time rubro-negro tem sua primeira grande decepção do ano no Maracanã e é eliminado da Taça perdendo por 3x0.

No Campeonato Brasileiro, o Fla seria comandado pelo técnico Caio Júnior e o time tem seu melhor início na competição em muitos anos atingindo aproveitamento superior a 80%, mas com a abertura da janela européia o clube perde alguns jogadores importantes e começa a sentir a diferença no campo. Após algumas contratações o clube volta a ganhar, mas não é o mesmo e depois de vários tropeços principalmente no Maracanã o Flamengo termina o campeonato na quinta colocação fora da Taça Libertadores do próximo ano. No final do ano o técnico Caio Júnior é demetido e o clube contrata o técnico Cuca.

Ver também Futebol do Flamengo no ano de 2008

Basquete

No Basquete o ano é inesquecível para o Flamengo, o clube arrasa no Nacional de Basquete conquistando o título inédito com 31 jogos disputados e 28 vitórias.

Na Liga Sul-Americana o Flamengo tem a melhor campanha da primeira fase, passa pelo Sol de América nas quartas e Boca Júniors na semi, na final o clube perde o título para Regatas Corrientes depois de partidas confusas na Argentina.

No Carioca de Basquete o Flamengo não deu chances pra nenhuma zebra. O time rubro-negro conquistou o título de forma invicta garantindo assim o tetra, feito que o clube não conseguia desde a década de 50.

No final do ano o time rubro-negro anuncia a contratação do pivô Baby da Seleção Brasileira e até pouco tempo da NBA. .

Ver também Basquete do Flamengo no ano de 2008

Vôlei

No vôlei de quadra masculino o Flamengo volta a disputar uma competição nacional a Liga Nacional de Vôlei Masculino 2008, após repatriar alguns jogadores o clube buscava uma vaga da Superliga do ano. Após se classificar em primeiro do grupo na primeira fase o clube foi eliminado na fase seguinte e não conquistou a vaga.

.

Ver também Vôlei do Flamengo no ano de 2008

Vôlei de Praia

O Flamengo passa a patrocinar a dupla de vôlei de praia, Sandra Pires e Leila. A dupla disputa o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2008, conseguem alguns bons resultados, mas acabam fazendo uma temporada mediana.

Ver também Vôlei de Praia do Flamengo no ano de 2008

Ginástica

Na Ginástica Artística, Jade renovou seu contrato com o Flamengo por mais um ano, além de ter sido indicada ao prêmio de melhor ginasta de 2007 pela International Gymnastics Hall of Fame.

Em Pequim os principais atletas do clube na competição acabam não conseguindo os resultados esperados, Jade Barbosa, Diego Hypolito e Daniele Hypolito voltaram pra casa sem medalhas mas mesmo assim o Brasil teve sua melhor participação na Ginástica em Olimpíadas.

Ver também Ginástica Artística do Flamengo no ano de 2008

Futsal

No ano de 2008, o Flamengo montou sua primeira equipe de futsal feminino de sua história e logo de cara conseguiu um grande resultado. O time rubro-negro foi campeão doCampeonato Metropolitano, conquistando esse título inédito.

No masculino 2008 também foi um grande ano para o Futsal rubro-negro. O time ganha a Taça Ricardo Lucena, mas é eliminado do Campeonato Metropolitano nas semis. Já no Campeonato Carioca de Futsal Masculino 2008 o clube conquista o seu segundo título na história.

Ver também Futsal do Flamengo no ano de 2008

Judô

Os atletas do Flamengo começam o ano disputando a Seletiva Nacional para as Olimpíadas e Leonardo Leite se classifica para os jogos como reserva da categoria meio-pesado, Rosicléia Campos técnica do clube também foi aos Jogos. No Troféu Brasil Leonardo Leite conquistou o título na categoria meio-pesado.

Ver também Judô do Flamengo no ano de 2008

Nado Sincronizado

No nado sincronizado o clube conquista o Campeonato Brasileiro de Categorias, e as atletas do Mengão conquistam grandes resultados pela Seleção. No Campeonato Sul-Americano de Nado Sincronizado 2008 o país conquistou dois ouros no solo com Giovana Stephan e mais um ouro por equipe com participação de 6 atletas do Fla representando o Brasil.

Ver também Nado Sincronizado do Flamengo no ano de 2008

Natação

Na natação o Flamengo conquista o Campeonato Carioca Absoluto pela trigésima terceira vez na história.

Ver também Natação do Flamengo no ano de 2008

Pólo Aquático

Os atletas do Flamengo começam o ano disputando o Pré-Olímpico pela Seleção, mas o Brasil não consegue conquistar a vaga. No ano acontece a primeira Liga Nacional de Pólo Aquático 2008 e após um bom início o clube acaba terminando na terceira colocação.

No feminino Marina Canetti é considerada o grande destaque do pólo aquático brasileiro no ano de 2008, sendo eleita atleta do ano pelo COB.

Ver também Pólo Aquático do Flamengo no ano de 2008

Remo

No Remo o clube começa o ano disputando o segundo Campeonato Carioca Indoor. Mas 2008 não foi um grande ano na modalidade para o clube. O Flamengo perde o título Carioca para o arqui-rival Vasco e termina o campeonato na segunda colocação. .

Ver também Remo do Flamengo no ano de 2008

Títulos


Futebol:


Futsal:


Remo:


Pólo Aquático:


Vôlei:


Clube

No dia 9 de junho é inaugurado no clube o primeiro Posto de Atendimento Bancário na Sede da Gávea.

Marketing

Flamengo, lança e Fla Tv, e seu site levou o prêmio Ibest na categoria futebol. O site do clube ainda lançou o Urubródi. Em junho, o Flamengo rompe com seu fornecedor de material esportivo, e assina com a Olympikus o maior contrato do tipo na América Latina com cifras que podem chegar a 173 milhões de reais em 5 anos. O novo fornecedor ainda prometeu construir um dos melhores e maiores museus de futebol do mundo para o clube custando 8 milhões de reais além de uma megaloja acoplada ao museu.

Curiosidades

Eventos Esportivos

Falecimentos

Fatos Marcantes

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas