2007

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História do Clube de Regatas do Flamengo

Décadas:
Década de 90 - Década de 00 - Década de 10

Anos:
2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009


Conteúdo

O Clube

Sede

No ano de 2007 foi apresentado o projeto de Revitalização da Gávea, onde se pretende reformar toda a sede do clube. Além deste projeto, outro foi apresentado o do Museu do Flamengo que deverá ser inaugurado dentro da própria sede no ano de 2008.

Na festa do aniversário do clube, dia 15 de novembro, foi inaugurada a Capela de São Judas Tadeu, além dos novos Banheiros/Vestiários da sede, e da cascata na piscina Social. Ainda no dia da festa, foram entregues as obras de reforma do Deptº Médico e do Campo II.

Marketing

O Clube de Regatas do Flamengo, ingressa em uma nova modalidade esportiva, o automobilismo. O clube participará da Superleague Formula, um campeonato de automobilismo que terá inicio em 2008 e contará com apenas equipes de futebol.

Em 2007, o Flamengo trata também de reformular todo o seu site, incluindo novas áreas dentro do site, como a Agência Fla, a Revitalização, a Flapédia entre outras.

Dia 13 de dezembro de 2007, entra no ar a Flapédia.

Torcida

Em 2007 a torcida do Flamengo voltou a mostrar sua força, ela teve 8 dos 10 maiores públicos do Campeonato Brasileiro, além da maior média de público da competição com 48.619 presentes por jogo no Maracanã. No ano a média do Flamengo foi de 42.015 presentes já no Carioca foi de 30.979 e na Libertadores, de 33.615.

Além de mostrar toda sua força no Futebol, a torcida rubro-negra apoiou em massa as equipes de Basquete e Futsal.

Ainda este ano a Torcida do Flamengo foi tombada como Bem Cultural da Cidade do Rio de Janeiro e ganhou o Prêmio Torcida de Ouro do Campeonato Brasileiro 2007 entregue pela CBF e o Prêmio Faz a Diferença do Jornal Globo.

Esportes

Futebol

O ano de 2007 era visto com muitas expectativas pelos os torcedores rubro-negros. O clube voltava a Libertadores após 5 anos fora, e para chegar lá, no ano anterior o clube ganhou a Copa do Brasil 2006 em cima do Vasco, título conquistado pelo clube apenas em 1990 até então. Outro motivo de algum entusiasmo entre os torcedores, era que o clube conseguiu terminar o Brasileiro anterior, no meio da tabela, fato que não ocorria a algum tempo quando o clube acabava ficando na parte inferior da tabela. Além disso o clube reforçou o seu elenco para fazer uma boa temporada, e pela primeira vez em muito tempo, resolveu manter o técnico por um bom período, mesmo quando o clube passou por algumas turbulências. Ney Franco permaneceria no clube até boa parte do Campeonato Brasileiro, quando o clube resolveu trazer Joel Santana, pois Ney Franco não vinha conseguindo bons resultados no Brasileirão.


Começou o ano ganhando a Taça Guanabara em cima do Madureira, depois de passar do Vasco nos penaltys nas semifinais. Mas a final não foi fácil como parecia. O clube ja havia perdido por 4x1 pro Madureira na primeira fase da Taça Guanabara e ainda perdeu o primeiro jogo da final, por 1x0. Mas no jogo decisivo, nada conseguiu parar o time rubro-negro, que apoiado por mais de 60 mil torcedores venceu o jogo por 4x1 e se sagrou campeão da Taça e ainda garantiu a vaga pra final do Carioca.


Na Taça Rio, começou disputando com o time formado com reservas, devido a Libertadores. Com a equipe reserva, o clube apenas fez figuração na segunda fase do Carioca, e não se classificou para a fase final.


O Botafogo foi campeão da Taça Rio e foi jogar com o Flamengo a final do Estadual de 2007. O alvi-negro era favorito, e muitos especialistas o colocavam como o melhor time do país. Na Taça Guanabara, os dois clubes fizeram uma grande partida que terminou emapatada em 3x3 e assim seria o ano todo, dos 5 jogos entre os clubes, todos acabaram em empate. Após um primeiro jogo jogo disputado que acabou empatado, os botafoguenses ficaram chateados, pois abriram 2x0 e após uma falha do goleiro e um penalty cometido pelo mesmo, que foi expulso, o Flamengo empatou o jogo. Já na segunda partida, o clube de General Severiano, começou melhor mas foi o Flamengo que saiu na frente com Souza. O alvinegro correu atrás do prejuízo e virou a partida, mas o clube da Gávea foi buscar o resultado, e com um gol de fora da area de Renato Augusto, o Flamengo empatou o jogo, levando assim para os penaltis, e ali começou a brilhar o goleiro Bruno, que pegou duas cobranças e após a cobrança convertida de Leo Moura, o Flamengo conquistou o Campeonato Estadual 2007, diante de mais de 63 mil torcedores.


Na Libertadores, depois de uma excelente primeira fase, terminando em primeiro em seu grupo e segundo na classificação geram. O Flamengo foi até o Uruguai, enfrentar o Defensor nas oitavas de final. Lá acabou entregando a chance de conquistar o Bicampeonato, o clube perdeu por 3x0 após uma péssima partida. No Rio, a torcida fez a sua parte e colocou 60 mil pessoas no Maracanã. Mesmo em noite inspirada de Renato Abreu que fez dois belos gols, o Flamengo não conseguiu tirar a diferença conquistada pelo clube uruguaio, que acabou contando com uma arbitragem contestada de Héctos Baldassi no Maracanã. O Flamengo acabou eliminado da Libertadores, mas mesmo com a derrota, a torcida aplaudiu os jogadores de pé no final da partida.


No Campeonato Brasileiro de 2007, o Flamengo teve diversos jogos adiados devido ao Pan 2007, com isso a equipe ficou 13 rodadas na zona de rebaixamento. Ney Franco foi demitido, e o clube trouxe Joel Santana junto com alguns reforços como Ibson, Fabio Luciano e Maxi. A Torcida do Flamengo continuou incentivando a equipe mais e mais e o clube conseguiu terminar em terceiro lugar, numa arrancada incrivel conquistando a vaga para a Libertadores 2008 com uma rodada de antecedência.

No final do ano o Flamengo ganhou o prêmio de melhor lateral-direito com Leonardo Moura, de melhor meia-direira com Ibson e de Torcida de Ouro, para a torcida do Flamengo devido a maior média de público da Série A. O técnico Joel Santana, e os jogadores, Juan e Fabio Luciano também foram indicados aos prêmio.

Ver também Futebol do Flamengo no ano de 2007

Basquete

O Flamengo se classificou em sétimo na primeira fase do Nacional de Basquete mas foi eliminado nas quartas de final pela equipe de Franca com resultados de, 88 x 68, 77 x 74, e 87 x 77, com isso o clube termina a competição na sétima colocação, o campeão foi a equipe do Universo de Brasília.

No segundo semestre, a equipe contratou o astro da Seleção Brasileira Marcelinho Machado para a disputa do Campeonato Estadual Masculino de Basquete, onde conquistou o tricampeonato com uma final contra a equipe do Vasco da Gama. Durante o campeonato inteiro, a equipe perdeu apenas 1 partida na primeira fase ainda.

No mês de dezembro, participou da Liga das Américas. Mas depois de jogos polêmicos com erros de arbitragem, a equipe foi eliminada na primeira fase de grupos.

Ver também Basquete do Flamengo no ano de 2007

Vôlei

O Flamengo não tem atualmente nenhuma grande estrela no vôlei, mas nem por isso faz campanhas ruins. Participou bem do último Campeonato Carioca de Vôlei Feminino. O destaque hoje em dia está por conta da base, que tem jogadoras e jogadores convocados para a seleção brasileira. E a equipe masculina do clube foi tricampeã da Copa Rio de Vôlei neste ano após vencer o Unipli por 3 sets a 2, em Niterói, mantendo a tradição do Fla no esporte.

Ver também Vôlei do Flamengo no ano de 2007

Ginástica

Berço de talentos como Diego Hypólito, Jade Barbosa, Danielle Hypólito e Victor Rosa, o Flamengo é a base da ginástica brasileira. Com todos esses craques, a equipe rubro-negra se sagrou, mais uma vez, campeão brasileiro. Seus atletas conseguiram ainda resultados expressivos em competições representando o Brasil. Diego Hypólito foi campeão pan-americano e mundial, e já está classificado para os Jogos Olímpicos de Pequim. Seu suplente é Victor Rosa. Jade Barbosa também garantiu um ouro no Pan, onde Danielle Hypólito conseguiu também uma prata. Além disso, dois atletas rubro-negros, Diego Hypólito e Jade Barbosa, também foram indicados para o Prêmio Brasil Olímpico de 2007, e Jade levou o prêmio como melhor atleta brasileira do ano, no masculino o prêmio acabou ficando com Thiago Pereira.

Ver também Ginástica Artística do Flamengo no ano de 2007

Futsal

O futebol de salão rubro-negro voltou à atividade em 2007. A diretoria resolveu investir novamente no esporte. Montou um time jovem que disputou o Campeonato Estadual de Futsal no primeiro semestre. O time chegou às semi-finais, onde foi eliminado pelo Cabo Frio.

No segundo semestre, a equipe se reforçou, para participar do Campeonato Carioca de Futsal. Com nomes como Michel Marques, o goleiro Breno e o pivô Sixel, a equipe ganhou quase todas as partidas da pré-temporada, e fez bonito na competição, chegando até as semifinais. Tendo ganhado da equipe do Vasco nas quartas de finais.

Ver também Futsal do Flamengo no ano de 2007

Judô

O Flamengo foi campeão brasileiro absoluto de judô neste ano. Uma grata surpresa e uma grande conquista, segundo a vice-presidente de esportes olímpicos do clube, Patrícia Amorim.

Ver também Judô do Flamengo no ano de 2007

Nado Sincronizado

O Flamengo foi campeão brasileiro junior de nado sincronizado rotina livre. Ainda na categoria junior, o Flamengo foi campeão na categoria dueto, com a dupla Lorena Molinos e Giovana Stephan, em segundo lugar também ficou uma dupla rubro-negra, com Maria Eduarda Werneck e Joseane Martins. No dueto técnico o Flamengo conquistou o primeiro lugar com a dupla, Camila Ururahy e Marcela Pereira, e na categoria solo Giovana Stephan e Maria Eduarda Wolf conquistaram o primeiro e o terceiro lugar, respectivamente.

Ver também Nado Sincronizado do Flamengo no ano de 2007

Natação

Na natação, o Flamengo ficou apenas em décimo-quarto lugar no Campeonato Brasileiro da modalidade. Mas o objetivo para o próximo ano é ficar entre os quatro. Vem sendo feito um trabalho a longo prazo nas piscinas da Gávea. Já no Estadual 2007, o Flamengo venceu com alguma facilidade.

No ano de 2007, o Flamengo sofreu uma grande perda na natação. Nesse ano faleceu a maior nadadora brasileira em todos os tempos, Maria Lenk.

Ver também Natação do Flamengo no ano de 2007

Pólo Aquático

No Pólo Aquático, o Flamengo está indo bem nas competições no segundo semestre. No Feminino, está em grande fase com destaque para Illana, artilheira do Campeonato Estadual. No Masculino, a equipe de juniores conquistou o campeonato estadual.

Ver também Pólo Aquático do Flamengo no ano de 2007

Remo

No Remo, o Flamengo garantiu uma prata no Pan 2007, com Nilton Alonço na prova de Oito Com. No ano o clube conquistou alguns títulos nos profissionais, como o 20º Torneio do Futuro e a 4ª Regata do Campeonato Estadual de Remo.

Ver também Remo do Flamengo no ano de 2007

Títulos


Futebol:

Remo:

Basquete:

Vôlei:

Judô:

  • Troféu Brasil Interclubes de Judô
  • Parapan (Ouro, categoria B-3, baixa visão, até 48kg Feminino) com Karla Cardoso
  • III Jogos Mundiais para Cegos (Prata, categoria de peso até 48kg, B2/B3, baixa visão) com Karla Cardoso
  • 9º Campeonato Mundial Máster de Judô (Ouro, com a dupla Graciela Klachquin e José de Almeida na categoria katame-no-kata)
  • 9º Campeonato Mundial Máster de Judô (Ouro, com Hamilton Corrêa na categoria shiai)
  • 9º Campeonato Mundial Máster de Judô (Ouro, com Aurélio Lopes na categoria shiai)
  • 9º Campeonato Mundial Máster de Judô (Ouro, com Graciela Klachquin na categoria shiai)
  • 9º Campeonato Mundial Máster de Judô (Ouro na categoria Absoluto com Murilo Bezerra)
  • XI Beneméritos Por Equipes de Judô (categoria, Juvenil)
  • XI Beneméritos Por Equipes de Judô (categoria, Junior)
  • XI Beneméritos Por Equipes de Judô (categoria, Mista)

Natação:

  • II Rodada do Farj Top 16 Swim Meet
  • Campeonato Estadual de Natação de Inverno Sênior
  • Campeonato Estadual de Verão Júnior
  • Campeonato Estadual de Verão Sênior

Ginástica Olímpica:

Nado Sincronizado:

Pólo Aquático:

  • Campeonato Estadual Feminino Adulto
  • Campeonato Estadual Masculino de Juniores
  • Campeonato Brasileiro Juvenil de Pólo Aquático Masculino

Curiosidades

Eventos Esportivos

Falecimentos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas