1942

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História do Clube de Regatas do Flamengo

Décadas:
Década de 30 - Década de 40 - Década de 50

Anos:
1940 - 1941 - 1942 - 1943 - 1944


Conteúdo

Introdução

Presidente no ano: Gustavo Adolpho de Carvalho.

No ano de 1942, o Flamengo volta a ser campeão de Terra e Mar, vencendo o Campeonato Carioca de futebol e de Remo. Nesse ano tamém surge a primeira torcida organizada do Brasil, a Charanga Rubro-Negra, fundada por Jaime de Carvalho. Vale ainda ressaltar que em 1942 surge o primeiro mascote do Flamengo o marinheiro Popeye.

Futebol

O conteudo do futebol está sendo reescrito

Detalhes

Campanha na temporada de 1942

Jogos - 41
Vitórias - 25
Empates - 12
Derrotas - 4
Gols Pró - 118
Gols Contra - 55
Saldo - 63

Aproveitamento - 70,73%

Charanga Rubro-Negra

Outro fato marcante nesse ano, foi a criação da primeira torcida organizada do Brasil. O baiano Jaime de Carvalho, torcedor ferrenho do Flamengo, resolve reunir alguns músicos amadores e leva a bandinha para as arquibancadas. Em 09 de agosto, no jogo contra o Fluminense, a bandinha se colocou atrás do gol do Fluminense e não aguentando o barulho, o goleiro tricolor interrompe a partida e reclama com o juiz da algazarra que a bandinha fazia. Não adiantou a reclamação, pois a bandinha não arredou pé. O Flamengo venceu por 1 x 0 e não parou mais. O radialista Ary Barroso, grande torcedor do Flamengo e que também era músico, inclusive compondo "Aquarela do Brasil", não se conforma com o barulho causado por aqueles músicos amadores. Ao reclamar com o próprio Jaime de Carvalho, chamou aquela bandinha desafinada de charanga. Pois bem, sem querer, Ary dava o nome pelo qual ficou conhecida essa torcida, que tanto sucesso fez no Rio de Janeiro. A Charanga do Flamengo ou do Jaime de Carvalho, marcou uma época e Jaime ficaria conhecido como torcedor símbolo do Flamengo durante décadas.

Outros Esportes

  • Remo
    • Flamengo conquista o Tricampeonato Carioca e volta a ter destaque nas raias de competição. Mais uma vez o Flamengo é considerado campeão de Terra e Mar, denominação dada desde a década de 20 ao clube que era campeão carioca de Futebol e de Remo.

Títulos

Futebol:
Campeonato Carioca
Campeonato Carioca Juvenil

Remo:
Campeonato Carioca

Natação:
Torneio Carioca Masculino
Boxe:
Campeonato Carioca

Curisidades

Nascimentos

Eventos Esportivos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas