1932

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História do Clube de Regatas do Flamengo

Décadas:
Década de 20 - Década de 30 - Década de 40

Anos:
1930 - 1931 - 1932 - 1933 - 1934


Conteúdo

Introdução

Presidente no ano: José de Oliveira Santos.

No ano de 1932, o Flamengo foi vice-campeão carioca no futebol, e pela primeira vez na história do clube o Flamengo disputa mais de 40 partidas em um ano. Mas o fato mais marcante no ano para o Flamengo, foi a travessia Rio a Santos feita pelo remadores Engole Garfo, Boca larga e Angelú.

Futebol

O conteudo do futebol está sendo reescrito

Detalhes

Campanha na temporada de 1932

Jogos - 41
Vitórias - 23
Empates - 7
Derrotas - 11
Gols Pró - 91
Gols Contra - 71
Saldo - 20

Aproveitamento - 58,91%

Remo

O ano de 1932 começa com um grande rebuliço. Não no futebol, que tentava recuperar o prestígio de anos anteriores, mas no Remo. Três remadores do Flamengo, Engole Garfo, Boca Larga e Angelú decidem repetir o feito de João Segadas Viana e Antonio José Ribeiro, que fizeram a Travessia Rio-Santos, em 1928. O fato tomou grande repercussão, o que levou as autoridades a impedirem a todo custo a realização de tal feito. Montaram guarda em frente a garagem dos barcos do Flamengo para não permitirem a partida da embarcação. Porém, já sabendo da decisão das autoridades, os três remadores levam o barco de nome Flamengo, com a ajuda de Afonso Segreto Sobrinho e Arnaldo Costa, na madrugada anterior para a praia do Leblon e partem em direção a Santos, em 14 de janeiro. Em 15 de janeiro, os policiais que tomavam conta da garagem do Flamengo, souberam que na madrugada anterior os três remadores já iniciaram a façanha. Em 16 de janeiro, os três remadores pernoitam na Ilha Grande, no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Em 17 de janeiro, chegam a Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Em 18 de janeiro, os três partem de Ubatuba, chegando em 20 de janeiro ao Canal de Bertioga, às 10h30 min. Às 15h ocorre o desembarque no Porto de Santos, onde as pessoas já sabiam da realização do feito. A chegada foi cercada de grande festa para os três corajosos remadores. Em 28 de janeiro, os três chegam ao Rio de Janeiro, a bordo do Navio Bahia. A cidade inteira parou. Houve desfile em carro aberto pelas ruas do centro. O presidente Getúlio Vargas fez questão de cumprimentar os remadores rubro-negros e os jornais não paravam de enaltecer o feito dos remadores do Flamengo.
Ainda no Remo, o grande remador rubro-negro Engole Garfo conquista o Campeonato Individual. Na categoria Júnior, o Flamengo conquista o Bicampeonato Carioca. Também conquista o Bicampeonato da Prova Clássica Antunes de Figueiredo.

Texto do site Flaestatistica

Outros Esportes

  • Basquete
    • Flamengo conquista o Campeonato da Cidade do Rio de Janeiro (Masculino) e o Torneio Início do Rio de Janeiro (Masculino).

Títulos

Futebol:
Taça Companhia Aliança da Bahia (BA)
Taça Interventor Federal da Bahia (BA)

Remo:
Campeonato Carioca Individual com Engole Garfo
Campeonato Carioca Júnior
Prova Clássica Antunes de Figueiredo

Pólo Aquático:
Campeonato Carioca da 2ª Divisão

Basquete:
Campeonato da Cidade do Rio de Janeiro (Masculino)
Torneio Início do Rio de Janeiro (Masculino)

Esgrima:
Campeonato Carioca

Curisidades

Eventos Esportivos

Nascimentos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas