1921

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História do Clube de Regatas do Flamengo

Décadas:
Década de 10 - Década de 20 - Década de 30

Anos:
1919 - 1920 - 1921 - 1922 - 1923


Conteúdo

Introdução

Times do Torneio Inicio

Presidente no ano: Faustino Esposel.

No ano de 1921, o Flamengo conquista vários títulos nos esportes olímpicos, e começa a competir oficialmente na natação. No futebol, conquista o seu segundo bicampeonato em sua história.

Futebol

Time Base em 1921

Técnicos do Flamengo: Ramon Platero e Telefone
Nesse ano, o Flamengo mantém a sua base e e vai em busca do segundo bicampeonato de sua história. O clube não faz uma grande como a de 1920, mas consegue chegar ao final do campeonato empatado em pontos com o América-RJ, sendo necessário um jogo extra para definir o campeão. No início do ano, o Flamengo foi trouxe do Palmeiras o jogador Claudionor Gonçalves da Silva, mais conhecido como Nonô, que se destacava dos demais pela sua estatura, mas logo se tornaria um dos maiores artilheiros da história do Fla. No início da campanha, o Flamengo conquistou a Taça Ypiranga, disputada contra o time do Ypiranga de Niterói, vencendo por 4 x 1. Já no campeonato carioca, o rubro-negro acabou perdendo pontos faceis, como nos jogos contra o Bangu, Andaraí e São Cristóvão. Ao final dos dois turnos, Flamengo e América contavam 15 pontos cada um. No dia [[4 de setembro], no Estádio das Laranjeiras, ocorrria a grande final do campeonato, que desperta um grande interesse do público e da imprensa carioca, e o Flamengo leva o título após uma vitória de virada na prorrogação. Nonô, em seu primeiro ano no Flamengo, é o artilheiro do campeonato com 11 gols. Outra novidade é que a partir de 1921, o Flamengo passa a ser dirigido por um técnico de futebol, até 1920 o time era comandado pelo Ground Committeé. Nesse ano Ramon Platero e Telefone dirigiram o time.
Na base o rubro-negro também conquista o título de Juvenis do Campeonato Carioca.

Detalhes

Campanha em 1921
Jogos 20
Vitórias 8
Empates 6
Derrotas 6
Gols Pró 46
Gols Contra 40
Saldo +6
Aproveitamento 50%

Natação

No ano de 1921 é implantada a natação no Flamengo, com provas que eram disputadas em mar aberto. Porém, desde a sua fundação que a natação está presente na história rubro-negra. Em 1896, Augusto Lopes, Antônio José Costa Ferreira e Bernardo Pinto Carneiro nadaram em 1 hora e 37 minutos, o trajeto Praia do Flamengo - Forte São João, na Urca.

Outros Esportes

No Atletismo, os Rubro-Negros conquistam mais uma vez a Taça XV de Novembro e o Campeonato de Pentatlo Clássico. O grande corredor Ulisses Malaguti quebra o recorde sul-americano dos 200 metros com a marca de 22,2 segundos.

No Remo, o grande Arnaldo Voigt conquista o tricampeonato individual remando o barco Ipê. O Flamengo conquista mais uma vez a Prova Clássica Júlio Furtado.

O Flamengo disputa participa do Campeonato Carioca de Pólo Aquático e vence nas categorias Juvenil e Infantil.

No Tênis, o Flamengo conquista o Torneio Challenge Sidney Pullen, em homenagem ao grande atleta de futebol do clube.

No Halterofilismo, o Flamengo chega ao Bicampeonato Carioca.

Títulos

Futebol:
Campeonato Carioca
Taça Ypiranga (Niterói-RJ)
Campeonato Carioca Juvenil

Remo:
Campeonato Carioca Individual com Arnaldo Voigt
Prova Clássica Júlio Furtado

Pólo Aquático:
Campeonato Carioca Juvenil
Campeonato Carioca Infantil

Tênis:
Torneio Challenge Sidney Pullen

Halterofilismo:
Campeonato Carioca

Atletismo:
Campeonato de Pentatlo Clássico
Taça XV de Novembro

Curisidades

Eventos Esportivos

Nascimentos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas