1920

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História do Clube de Regatas do Flamengo

Décadas:
Década de 00 - Década de 10 - Década de 20

Anos:
1918 - 1919 - 1920 - 1921 - 1922


Conteúdo

Introdução

Presidente no ano: Alberto Burle Figueiredo.
Alberto Burle Figueiredo, estava no seu terceiro ano de mandato.
No ano de 1920, o Flamengo conquista muitos títulos em vários esportes diferentes, nesse mesmo ano o clube conquista seu primeiro título no halterofilismo. O clube conquistou títulos também no futebol, atletismo, basquete e remo.
Neste ano Alcides Vieira se tornou o primeiro atleta do Flamengo a participar de uma Olimpíada.
Ainda em 1920, foi composto o hino oficial do Flamengo.

Futebol

Time em um Fla-Flu

Técnico do Flamengo: Ground Committeé
Em 1920, o rubro-negro da Gávea tem desempenho excepcional em diversos esportes. No futebol a equipe principal era composta por Kuntz, Burgos, Telefone, Rodrigo, Japonês, Dino, Carregal, Candiota, Sisson, Sidney Pullen e Junqueira, e esses jogadores foram os responsáveis pelo primeiro título invicto do futebol do Flamengo. No Campeonato Carioca de 1920, o rubro-negro consegue em 18 partidas 13 vitórias e 5 empates, mais do que suficiente para se sagrar campeão carioca do ano. Antes do campeonato estadual, a equipe rubro-negra conquista pela primeira vez o título do Torneio Início do Rio de Janeiro, após derrotar o São Cristóvão por 1 x 0 na final. Torneio este disputado desde 1916, sempre ocorrendo antes do Campeonato Carioca, em um único dia e com partidas de 15 minutos cada tempo. Ainda neste ano o Flamengo também conquista a Taça Sport Club Mackenzie após derrotar o América por 2 x 1. Um fato marcante no ano é que no jogo contra o Palmeiras-RJ em 14 de novembro, no Estádio da Rua Paysandu, foi executado pela primeira vez o Hino do Flamengo, de autoria de Paulo de Magalhães, que ficou conhecido pela letra em que se canta "Flamengo, Flamengo, tua glória é lutar. Flamengo, Flamengo, campeão de terra e mar".

No ano de 1920, dois jogadores rubro-negros merecem destaque. O primeiro é Sidney Pullen que nascido na Inglaterra, ele que já havia sido campeão em 1915, embarca em 1917 para o Reino Unido e se alista nas forças britânicas que lutavam contra os alemães, na Primeira Guerra Mundial. Quando retorna ao Brasil, Sidney volta a jogar pelo Flamengo e conquista o título de campeão carioca de 1920, Sidney se tornou o único estrangeiro a um dia vestir a camisa da Seleção Brasileira. Isso ocorreu no Campeonato Sul-Americano de 1916, disputado em Buenos Aires. O outro jogador que se destacou foi Píndaro de Carvalho. Após ser campeão carioca em 1915, Píndaro se formou em Medicina e foi trabalhar como médico sanitarista, abandonando o futebol. Uma grande perda para o futebol nacional, Píndaro era zagueiro titular da Seleção Brasileira, e ficou conhecido como "Homem de Pedra". No ano de 1920, devido a contusões, o rubro-negro acaba ficando sem zagueiro para a partida contra o time do Palmeiras-RJ, com isso Píndaro é chamado para reforçar o elenco do Flamengo, e imediatamente aceita a missão. Ele vai a campo e ajuda o Flamengo a derrotar o Palmeiras-RJ por 5 x 0, tornando-se também campeão carioca desse ano, junto com o resto do grupo.

Detalhes

Campanha em 1920
Jogos 26
Vitórias 17
Empates 7
Derrotas 2
Gols Pró 56
Gols Contra 32
Saldo +24
Aproveitamento 74,36 %

Atletismo

No Atletismo, destaque vai para a figura lendária de Ulisses Malaguti, que elevaria o nome do Flamengo a outro patamar, levando o clube a inúmeras vitórias, inclusive ao título do Campeonato Carioca Masculino Adulto. Ainda nas pistas o clube também conquista mais uma vez a Taça XV de Novembro e o Torneio Interestadual dos 100 metros.

Outros Esportes

No Basquete, a equipe do segundo quadro conquista o título carioca e o time masculino vence o Torneio Rio-São Paulo.
No Remo, o Flamengo vence o Campeonato Carioca e Arnaldo Voigt conquista o Bicampeonato Individual. O clube também conquista a Prova Clássica Pereira Passos e América do Sul.
Nesta ano, Alcides Vieira se torna o primeiro atleta do Flamengo a participar de uma Olimpíada, na Antuérpia, competindo pelo Remo.
O rubro-negro também disputava o Campeonato Carioca de Halterofilismo, que nessa época já tinha vários praticantes. No ano de 1920 o Flamengo levou o campeonato estadual nesse esporte.

Títulos

Futebol:
Torneio Início
Campeonato Carioca (Invicto)
Taça Sport Club Mackenzie (RJ)

Atletismo:
Campeonato Carioca Masculino Adulto
Taça XV de Novembro
Torneio Interestadual dos 100 metros

Basquete:
Torneio Rio-São Paulo(Masculino)
Campeonato Carioca Masculino de 2º Quadro

Remo:
Campeonato Carioca
Campeonato Carioca Individual com Arnaldo Voigt
Prova Clássica Pereira Passos
Prova Clássica América do Sul

Halterofilismo:
Campeonato Carioca

Curiosidades

Eventos Esportivos

Nascimentos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas