1919

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História do Clube de Regatas do Flamengo

Décadas:
Década de 00 - Década de 10 - Década de 20

Anos:
1917 - 1918 - 1919 - 1920 - 1921


Conteúdo

Introdução

Presidente no ano: Alberto Burle Figueiredo.
No ano de 1919, o Flamengo começa a disputar competições de Basquete, e ganha o seu primeiro título no Atletismo. O clube conquistou sete títulos no ano, sendo um no futebol, dois no atletismo, um no basquete e três no remo.

Futebol

Time base em 1919

Técnico do Flamengo: Ground Committeé
O Flamengo busca conquistar o campeonato da cidade novamente, mas apesár da boa campanha, destaque para a goleada de 6 x 2 sobre o Botafogo, o rubro-negro é derrotado na última rodada pelo Fluminense por 4 x 0 ficando assim com o vice-campeonato. Mas ainda neste ano o futebol rubro-negro conquista um título, o Torneio Triangular do Rio de Janeiro onde seria disputado o Troféu América Fabril, com jogos disputados no mesmo dia. No dia 15 de maio, o Flamengo goleia o Mangueira por 5 x 0 e empata com a equipe do Andaraí por 0 x 0. Com o empate, como o Andaraí venceu o Mangueira, teria de se disputar um terceiro jogo no dia 27 de julho, que também valeria pelo 1º turno do Campeonato Carioca. O Flamengo venceu a partida por 1 x 0 se sagrando assim campeão do Torneio Triangular.

Detalhes

Campanha em 1919
Jogos 23
Vitórias 14
Empates 3
Derrotas 6
Gols Pró 58
Gols Contra 27
Saldo +31
Aproveitamento 65,22 %

Atletismo

O Atletismo rubro-negro não passa em branco no ano. O clube conquista a Taça XV de Novembro e a Taça João Cantuária, iniciando uma série de vitórias nas pistas de atletismo. Entre 1909 e 1919, as competições de Atletismo foram realizadas no Rio Cricket, de Niterói, mas no dia 2 de novembro de 1919, a Liga Metropolitana de Esportes Atléticos, que também organizava os campeonatos de futebol, organiza o primeiro Campeonato Carioca de Atletismo, onde o Flamengo acaba ficando com o vice-campeonato, e surge Ulisses Malaguti como a sua maior figura. Ulisses foi um dos maiores ídolos da história rubro-negra, pois foi atleta do clube remo, futebol (onde conquistou o campeonato de futebol pelo segundo time, em 1918) e atletismo. Ulisses também estava presente no tetracampeonato de atletismo em 1927, 1928, 1929 e 1930 se tornando o maior atleta da modalidade na década de 20. Vale lembrar que, somente a partir de 1922, o Flamengo passou a ter uma pista de Atletismo, que fora construída em volta do campo da Rua Paysandu, antes disso, os atletas tinham que treinar mesmo no campo de futebol. Com a perda do campo da família Guinle, o Flamengo só voltou a ter uma pista com a inauguração do Estádio da Gávea, mas a pista só existiu até 1976, a partir daí os atletas rubro-negros passaram a treinar no Estádio Célio de Barros, no Maracanã. Outro nome que merece destaque no Atletismo rubro-negro, é o do treinador norte-americano Robert Fowler, contratado pelo na época atual presidente Alberto Burle de Figueiredo para formar os atletas do clube, Robert se tornou o maior treinador de seu tempo, dentre muitos títulos, conquistou o tetracampeonato carioca em 1930, marcando assim seu nome na história do clube.

Outros Esportes

Nesse ano foi introduzido ao clube um novo esporte, o Basquete. Logo no ano de estréia do esporte a equipe rubro-negra conquista o seu primeiro Campeonato Carioca.
No Remo rubro-negro, surge um atleta que marcaria seu nome na história do clube Arnaldo Voigt, que remando Ipê, se sagrou campeão individual por três anos consecutivos. Ainda este ano, o Flamengo também conquistou a Prova Clássica Conselho Municipal e Júlio Furtado.

Títulos

Futebol:
Torneio Triangular do Rio de Janeiro (Troféu América Fabril)

Atletismo:
Taça XV de Novembro
Taça João Cantuária

Basquete:
Campeonato da Cidade do Rio de Janeiro (Masculino)

Remo:
Campeonato Carioca Individual com Arnaldo Voigt
Prova Clássica Conselho Municipal
Prova Clássica Júlio Furtado

Curiosidades

Fatos Esportivos

Eventos Esportivos

Nascimentos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas