1917

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História do Clube de Regatas do Flamengo

Décadas:
Década de 00 - Década de 10 - Década de 20

Anos:
1915 - 1916 - 1917 - 1918 - 1919


Conteúdo

Introdução

Presidente no ano: Carlos Leclerc Castello Branco.

No ano de 1917, o Flamengo conquistou dois títulos no futebol, um no remo, um no tênis, e um no pólo aquático, o primeiro na história do clube. No futebol o clube atinge a marca de 26 partidas em um ano pela primeira vez em sua história, mas apesar do aproveitamento de 61,54% no ano, o clube consegue apenas um terceiro lugar no Campeonato Carioca.

Futebol

Time Base em 1917

Técnico do Flamengo: Ground Committeé
O Flamengo não passaria mais um ano sem vencer o Campeonato Carioca e terminaria em terceiro lugar. O clube acabou por enfraquecer com a saída de alguns jogadores importantes, como Baena, Píndaro, Nery, Galo, Borghert e Riemer. Na época, o futebol era amador e quase todos os jogadores praticavam o esporte apenas pelo prazer e pelas glórias das vitórias. O fato mais importante do ano para o Flamengo, foi o amistoso disputado contra o time argentino do Sportivo Barracas, que jogou também contra a Seleção Brasileira. Essa foi a primeira partida internacional que o Flamengo disputou e aconteceu no dia 10 de maio, no Estádio da Rua Paysandu. O Flamengo jogou o amistoso com o o seu novo grande reforço o jogador Arthur Friedenreich, que foi emprestado pelo Ypiranga de São Paulo. Arthur foi considerado o maior atacante na fase do amadorismo do futebol brasileiro, sendo muitas vezes recordista de gols e sendo reconhecido em vários países, acabou por ganhar o apelido de El Tigre. O amistoso contra o clube argentino acabou empatado em 1 x 1. No Campeonato Carioca, além do terceiro lugar do Flamengo, vale ressaltar as goleadas de 5 x 0 e 8 x 2 sobre o Botafogo e São Cristovão respectivamente. No dia 29 de julho, o Flamengo conquistou a Taça Sport Club Juiz de Fora, após vencer o Sport Club Juiz de Fora por 2 x 1.
No 2º quadro, o Flamengo conquistou o Bicampeonato Carioca de futebol.

Detalhes

Campanha em 1917
Jogos 26
Vitórias 14
Empates 6
Derrotas 6
Gols Pró 59
Gols Contra 40
Saldo +19
Aproveitamento 61,54 %

Remo

No Remo, o Flamengo conquista o Bicampeonato Carioca, com destaque para a guarnição composta por Oswaldo Palhares, Adriano Fernandes, Haroldo Leitão, Manoel Albernaz, Guilherme Guia, Artur Sá Brito, Everardo Peres, Jocasso Gleck e Alcides Vieira.

Outros Esportes

No Tênis, o Flamengo consegue ser Bicampeão carioca por equipes.
Já no Pólo Aquático, o Flamengo conquista a Taça Carlos L. Castelo Branco, o primeiro título no esporte na hitória do clube.

Títulos

Futebol:
Campeonato Carioca de 2º Quadro
Taça Sport Club Juiz de Fora (MG)

Remo:
Campeonato Carioca

Tenis:
Campeonato Carioca por Equipes

Pólo Aquático:
Taça Carlos L. Castelo Branco

Curiosidades

Eventos Esportivos

Nascimentos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas