1916

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História do Clube de Regatas do Flamengo

Décadas:
Década de 00 - Década de 10 - Década de 20

Anos:
1914 - 1915 - 1916 - 1917 - 1918


Time no jogo contra o Botafogo

Conteúdo

Introdução

Presidente no ano: Raul Ferreira Serpa.

No ano de 1916, o Flamengo conquistou cinco títulos no futebol, um no remo e um no tênis, o primeiro na história do clube. No futebol o clube atinge a marca de 25 partidas em um ano pela primeira vez em sua história. O Flamengo teve o aproveitamento de 50,67% nos jogos de futebol, considerado fraco se comparado com os anos anteriores, mas mesmo assim 1916, foi o ano que o clube mais levou títulos no futebol até então.

Futebol

Time no Fla-Flu

Técnico do Flamengo: Ground Committeé
O Flamengo volta a se apresentar na cidade de Belém e empata em 1 x 1 com a Seleção de Belém e vence o Paysandu por 4 x 0. Posteriormente conquistou o Troféu Artístico após derrotar o Clube do Remo por 3 x 2 e o Troféu Tricentenário de Belém após vencer a Seleção Paraense por 2 x 0. Ao chegar ao Rio de Janeiro, o Flamengo se concentra para participar do Campeonato Carioca, e disputa a Taça Madame Gaby Coelho Neto, contra o São Cristóvão. Após empatar a primeira partida por 1 x 1 o clube da Gávea vence a segunda por 2 x 1, conquistando mais um troféu no ano. No começo do Campeonato Carioca, vencendo o Andaraí por 4 x 0 e o Fluminense por 4 x 1. Ocorre um grande problema na Europa, onde eclode a 1ª Grande Guerra Mundial onde a Alemanha era inimiga do Brasil. E na época a bandeira alemã era muito parecida com a camisa Cobra Coral do Flamengo, então para não prejudicar a popularidade do rubro-negro da Gávea, o Flamengo passa a utilizar a camisa rubro-negra, a mesma do remo. O primeiro jogo do time de futebol com a tradicional camisa foi no dia 4 de junho, quando o clube oficializa a inauguração de seu primeiro estádio, arrendado pela familia Guinle, na Rua Paysandu, em frente as palmeiras centenárias. O jogo que ingaugurou o estádio e o novo uniforme foi contra o São Bento, de São Paulo e o Flamengo venceu por 3x1. No dia 29 de junho, o Flamengo aceita uma revanche ao São Bento, indo para a cidade de São Paulo enfrentar o clube paulistano, qie acabou vencendo por 2 x 0. A partir daí o Flamengo começa a disputar o Campeonato Carioca, mas o rubro-negro perde jogos importantes e não consegue o Bi campeonato acabando o Carioca na 4º colocação, campeonato ganho pelo América-RJ.
O time de futebol do 2º quadro conquista brilhantemente o título de campeão da cidade.

Detalhes

Campanha em 1916
Jogos 25
Vitórias 10
Empates 8
Derrotas 7
Gols Pró 46
Gols Contra 38
Saldo +9
Aproveitamento 50,67 %

Remo

Em 1916, finalmente o Remo ganha um campeonato organizado, entre as equipes. O Flamengo sagra-se campeão, principalmente com a participação da guarnição do barco Aymoré. Esse barco foi o responsável pela marca de 200 medalhas em 10 anos de participação em provas de Remo.

Tênis

Outro esporte que começa a ser disputado, sendo organizado um campeonato por equipes, é o Tênis. E o Flamengo conquista o primeiro Campeonato Carioca por equipes. A partir daí, o Flamengo participa de vários torneios e campeonatos, sagrando-se tricampeão carioca de Tênis em 1918. Até 1932, o Flamengo praticava o tênis em seu campo, na Rua Paysandu. Com a perda de seu campo, o Flamengo ficou sem participar de competições de tênis até 1963, quando inaugurou suas quadras, na Gávea, voltando a conquistar títulos.

Títulos

Futebol:
Campeonato Carioca de 2º Quadro
Torneio Tricentenário de Belém (PA)
Troféu Artístico (PA)
Taça Madame Gaby Coelho Neto (RJ)
Troféu Asilo do Bom Pastor (RJ)

Remo:
Campeonato Carioca

Tenis:
Campeonato Carioca por Equipes

Curiosidades

Eventos Esportivos

Nascimentos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas