1915

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História do Clube de Regatas do Flamengo

Décadas:
Década de 00 - Década de 10 - Década de 20

Anos:
1913 - 1914 - 1915 - 1916 - 1917


Time de 1915, Campeão Carioca

Conteúdo

Introdução

Presidente no ano: Edmundo de Azurem Furtado.

No ano de 1915, Edmundo de Azurem Furtado tem o seu terceiro e ultimo ano de mandato como presidente do Flamengo. Ainda nesse ano, o Flamengo conquistou dois títulos no remo e dois no futebol.

Futebol

Time Base

Técnico do Flamengo: Ground Committeé
O Flamengo mantém a base do time que foi campeão carioca em 1914 e entra como favorito para a conquista do bicampeonato. No início do ano, o Flamengo vai a São Paulo para um amistoso contra o São Bento, time da capital paulista. O clube que fez a viagem de trem, enfrentaria um adversário fortalecido pela presença de jogadores de outros times paulistas, formando um esquadrão digno de seleção. No fim, o Flamengo perde o jogo por 1 x 0, porém com boa atuação contra o forte adversário. Ao retornar ao Rio de Janeiro, o Flamengo começa a jogar o Campeonato Carioca e vence o Fluminense por 5 x 0 , o Botafogo por 2 x 1 , o América por 4 x 2 , o Bangu por 4 x 0, além de outros. Ao final, o Flamengo confirma o título com uma vitória de 5 x 1 sobre o Bangu, em partida realizada no Estádio da Rua Paysandu. O Flamengo jogou com o seguinte time base: Baena, Píndaro e Nery, Curiol, Sidney Pullen e Galo, Bahiano, Gumercindo, Borghert, Riemer e Raul. Depois da conquista do Campeonato Carioca, o Flamengo jogou um amistoso contra a Seleção Carioca, como era comum que o campeão o fizesse. O jogo foi realizado no campo do Fluminense, nas Laranjeiras. O time do Flamengo venceu por 3 x 1 e confirmava que possuía uma grande equipe. Em dezembro o Flamengo viaja para Belém do Pará, onde realizaria uma série de jogos amistosos. No primeiro, venceu a Seleção de Belém por 5 x 1 e conquistou a Taça Jornal Folha do Norte. O ano termina e o time do Flamengo continua em Belém para a realização dos outros jogos amistosos na cidade.

Detalhes

Campanha em 1915
Jogos 16
Vitórias 9
Empates 6
Derrotas 1
Gols Pró 44
Gols Contra 15
Saldo +29
Aproveitamento 68,75%

Remo

No Remo, o Flamengo conquista dois títulos no ano de 1915, que são a Prova Clássica Conselho Municipal e Prova Clássica Júlio Furtado.

Títulos

Futebol:
Campeão Carioca de Futebol
Taça Jornal Folha do Norte (PA)

Remo:
Prova Clássica Conselho Municipal
Prova Clássica Júlio Furtado

Curiosidades

Eventos Esportivos

Nascimentos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas