1913

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História do Clube de Regatas do Flamengo

Décadas:
Década de 00 - Década de 10 - Década de 20

Anos:
1911 - 1912 - 1913 - 1914 - 1915


Conteúdo

Introdução

Presidentes no ano: Virgílio Leite de Oliveira e Silva (renunciou), José Pimenta de Melo Filho.

No ano de 1913, ocorre a 3º renúncia na presidência do Flamengo. Virgílio Leite de Oliveira e Silva, que já tinha sido presidente do Flamengo outros 6 anos (1902 - 1907 - 1908 - 1909 - 1910 - 1911) renunciou pela primeira vez ao cargo (em 1915, ele renunciaria mais uma vez).

Quem assumiu durante o resto do ano foi José Pimenta de Melo Filho. Em sua administração, o Flamengo decidiu trocar a camisa papagaio-de-vintém para a Cobra Coral, que seria usada em 1914. Outro fato que marcou o ano de 1913 foi o primeiro jogo de futebol do time do Flamengo fora do Rio de Janeiro, além de o clube disputar a sua primeira partida oficial de Pólo Aquático.

Também em 1913, foi criado a equipe de Pólo Aquático do Flamengo.

Futebol

Time Base

Técnico do Flamengo: Ground Committeé
Time Base: Baena, Píndaro, Nery, Lawrence, Amarante, Galo, Pinho, Gumercindo, Bahiano, Miguel e Raul.

O time principal do Flamengo disputou apenas o Campeonato Carioca, e jogou apenas 14 jogos no ano. Entrou mais uma vez como favorito ao título, mas com derrotas para Botafogo e São Cristovão, o Flamengo não consegue ultrapassar o América RJ, e acaba mais uma vez em segundo lugar no campeonato.

Uma mudança ocorrida no ano foi a troca do uniforme Papagaio Vintém, pelo Cobra Coral. Alguns jogadores acreditavam que o uniforme trazia má sorte, além de os adversários zombarem do uniforme. Mas os remadores do clube ainda eram contra a utilização do mesmo uniforme que o deles no futebol, com isso acabou se deicidindo que no final do campeonato o uniforme seria trocado por outro, também diferente do uniforme do Remo. Em 1914 o clube passaria a usar uma camisa com listras horizontais em preto e vermelho, com uma fina listra branca entre elas. O novo uniforme ficou conhecido como Cobra Coral, pois era parecido com uma cobra peçonhenta que tinha também o mesmo nome.

O time de futebol do 2º quadro sagra-se bi-campeão da cidade, dando esperança que bons jogadores subiriam nos anos seguintes, trazendo assim mais conquistas para o clube.

Detalhes

Campanha em 1913
Jogos 15
Vitórias 10
Empates 2
Derrotas 3
Gols Pró 43
Gols Contra 13
Saldo +30
Aproveitamento 71,11%

Remo

No Remo, as provas ainda eram realizadas e organizadas pelos clubes. Não havia ainda um campeonato. As vitórias e títulos eram apenas dessas provas organizadas pelos clubes. E apenas em 1916 iria surgir um Campeonato da cidade, permanecendo assim até hoje.

Pólo Aquático

1913 foi o primeiro ano do esporte no Flamengo. O primeiro jogo foi na praia de Santa Luzia, no Rio de Janeiro, contra o Clube Internacional de Regatas, em campeonato organizado pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo. O placar foi de 3 a 2 para o time rubro-negro.

Títulos

Futebol:
Campeonato Carioca de Futebol do 2º Quadro

Curisidades

Eventos Esportivos

Nascimentos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas