1912

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História do Clube de Regatas do Flamengo

Décadas:
Década de 00 - Década de 10 - Década de 20

Anos:
1910 - 1911 - 1912 - 1913 - 1914


Conteúdo

Introdução

Presidente no ano: Edmundo de Azurém Furtado.

O ano de 1912, é um marco na história do Flamengo. O clube deixa de ser apenas de remo e passa a participar de competições de futebol, ainda nesse ano o clube termina o Campeonato Carioca em segundo lugar, e é Campeão Carioca de Futebol do 2º Quadro.

Futebol

Em pé: Lawrence, Amarante, Píndaro, Baena, Nery e Gallo. Sentados: Curiol, Arnaldo, Zé Pedro, Miguel e Borgerth

Técnico do Flamengo: Ground Committeé, permanecendo esse critério de se usar uma comissão ao invés de um técnico apenas até 1920.

Em 3 de maio de 1912, o Flamengo estreiou no Campeonato Carioca de Futebol, no jogando no campo do América RJ, na rua Campos Sales. O adversário era o time formado pelos trabalhadores da fábrica de chapéus Mangueira, o Mangueira. Na estréia, o Flamengo venceu por 16 x 2, mostrando que o time tinha um grande potencial. O ponta direita Gustavo de Carvalho marcou o primeiro gol da história do clube. O time entrou em campo com Baena, Píndaro e Nery, Curiol, Gilberto e Galo, Bahiano, Arnaldo e Amarante, Gustavo de Carvalho e Borgerth. Os gols foram de Gustavo de Carvalho(4), Amarante (4), Arnaldo (4), Borgerth (3) e Galo.

Primeiro FlaxFlu - Foto: Flaestatística

No dia 19 de maio, o Flamengo entrou em campo para enfrentar o América-RJ e venceu a partida por 6 x 3, mas posteriormente o clube foi derrotado pelo Paysandu-RJ por 2 x 1, e mas tarde esse clube se tornaria o campeão da cidade. O Flamengo derrotou o Bangu por 7 x 4, a partir daí, todos estavam ansiosos para o jogo mais esperado: o Fla x Flu. No dia 7 de julho, nas Laranjeiras, seria disputado clássico daquele que anos mais tarde Mario Filho chamaria de Fla x Flu, o clássico mais tradicional do Brasil e um dos mais famosos do mundo. O Fluminense jogaria contra os seus antigos jogadores e com isso o tricolor colocaria em campo uma equipe de jovens que vinham do 2º quadro. O Flamengo era o favorito, mas isso não significou nada para o placar final do jogo. O Fluminense vence o Flamengo por 3 x 2 e coloca fogo na história, do que se tornaria o clássico mais tradicional do país. O Flamengo não se deixou abater e venceu seus próximos jogos na competição. No segundo turno, o Flamengo não tem piedade do Fluminense e o derrota por 4 x 0,terminando assim o campeonato em segundo lugar.

No ano de 1912, houve uma cisão no futebol do Rio de Janeiro, com a realização de dois campeonatos. O oficial era realizado pela Liga Metropolitana de Sports Athléticos, e foi esse que o Flamengo disputou e teve o Paysandu-RJ como campeão. Já o Botafogo foi o campeão do campeonato realizado pela Associação de Football do Rio de Janeiro, sendo este um título considerado não oficial.

Existia também o campeonato de futebol de 2º quadro, que seria o mesmo ao time de aspirantes ou juniores, hoje em dia. O Flamengo se sagrou campeão nesse primeiro campeonato que disputou, em 1912.

Detalhes

Campanha em 1912
Jogos 14
Vitórias 10
Empates 2
Derrotas 2
Gols Pró 65
Gols Contra 16
Saldo +49
Aproveitamento 76,19%

Remo

No Remo, os atletas do Flamengo conseguem vencer várias provas e conquistam a Taça Jardim Botânico pela terceira vez.

Títulos

Remo:
Taça Jardim Botânico de Remo

Futebol:
Campeonato Carioca de Futebol do 2º Quadro

Curiosidades

Eventos Esportivos

Nascimentos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas