1895

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História do Clube de Regatas do Flamengo

Décadas:
Década de 90 - Década de 00 - Década de 10

Anos:
1895 - 1896 - 1897 - 1898 - 1899


Conteúdo

Introdução

Presidente no ano: Domingos Marques de Azevedo
No ano de 1895 foi fundado o Grupo de Regatas Flamengo.
Em 5 de dezembro, o Flamengo estréia em competições oficiais, competindo apenas no Remo.

A Fundação

Primeiros Remadores

A idéia da fundação de um grupo de remo surgiu nas conversas de jovens do bairro no Café Lamas, no Largo do Machado. A idéia era competir com os clubes de outros bairros, como o de Botafogo, que já chamavam a atenção das garotas da época. Remadores Jovens como – José Agostinho Pereira da Cunha, Mário Spíndola, Nestor de Barros, Augusto Lopes, José Félix da Cunha Meneses e Felisberto Laport - decidiram comprar um barco e levar a idéia a diante. Conseguiram apenas um barco antigo, mas que que era adequado às finanças disponíveis. Adquiriram o primeiro patrimônio, que foi nomeado de Pherusa, e o reformaram completamente.
Em 6 de outubro, os tais jovens, além de Maurício Rodrigues Pereira e Joaquim Bahia, sairam para dar a primeira volta do barco. Saíram da praia de Maria Angu, exatamente da Ponta do Caju (atual Ramos), de tarde. Mesmo com o tempo fechado, Mário Spíndola foi rumo à praia do Flamengo. Então, um forte vento virou a embarcação e os náufragos tiveram que se segurar no que restou da Pherusa, e esse seria o primeiro desafio que remadores passariam. Joaquim Bahia, excelente nadador, resolveu ir até a praia para conseguir ajuda. Mas a chuva parou e logo surgiu um barco de pescadores da Penha, o Leal, que fez o resgate dos jovens e da embarcação Pherusa. A partir daí, as preocupação passaram todas a ser com Bahia, que após quatro horas nadando chegaria à praia, tornando-se o primeiro herói do Flamengo.
A reforma de Pherusa começou novamente. Quando ela já estava quase finalizada, o casarão de Nestor Barros onde ela estava guardada foi invadido, e a embarcação roubada, depois disso nunca mais foi vista. Mas o jovens ainda mantinham a certeza inicial e não perderam o entusiasmo d fundar um grupo de regatas. Os jovens decidiram então comprar outro barco. George Lenzinger, José Agostinho, José Félix e Felisberto Laport entraram assim na história do futuro clube, arrecadaram o dinheiro necessário e compraram outra embarcação o Etoile, de Luciano Gray, que acabou sendo batizado de Scyra e foi registrado na Union de Canotiers.
Na noite de do dia 17 de novembro de 1895, no casarão de Nestor de Barros, número 22 na Praia do Flamengo, onde era guardada a Pherusa e depois a Scyra, os jovens remadores fundaram o Grupo de Regatas do Flamengo, esse que se tornaria um dos maiores clubes poliesportivo do mundo. No mesmo dia, foi eleita a primeira diretoria: Domingos Marques de Azevedo, presidente; Francisco Lucci Colás, vice-presidente; Nestor de Barros, secretário; Felisberto Cardoso Laport, tesoureiro.

Ainda merecem destaque, como sócio-fundadores, José Agostinho Pereira da Cunha, Napoleão Coelho de Oliveira, Mário Spíndola, José Maria Leitão da Cunha, Carlos Sardinha, Eduardo Sardinha, José Felix da Cunha Menezes, Emygdio José Barbosa (ou Emygdio Pereira, ou ainda Edmundo Rodrigues Pereira, há controvérsias) Maurício Rodrigues Pereira, Desidério Guimarães e George Leuzinger. Além de Augusto Lopes da Silveira, João de Almeida Lustosa e José Augusto Chalréo, que faltaram à reunião, mas assinaram a ata dias depois e receberam o título de sócios-fundadores.
Ainda neste encontro, ficou decidido que a data oficial da fundação do clube seria dia 15 de novembro, pois assim o aniversário do clube sempre seria feriado nacional (Dia da Proclamação da República), além disso também ficou decidido as cores oficiais do clube, que seriam azul e ouro, em listras largas e horizontais.

Remo

O Flamengo participa de sua primeira competição oficial no dia 5 de dezembro de 1985, competindo apenas no Remo e com o Barco Scyra, mas nesse ano o clube não consegue nenhuma vitória no esporte, que só viria em 1898.

Curiosidades

Eventos Esportivos

Nascimentos

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas